O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), foi reeleito neste domingo e partirá para o seu quarto mandato. Apesar de ter pedido fôlego na reta final das eleições, Paes superou com folga o segundo colocado, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL). Com mais de 93% das urnas apuradas, o prefeito teve 60,26% dos votos válidos e o candidato do PL, 31,07% dos votos.
Ao longo da campanha, a campanha de Paes adotou um tom de zeladoria focando em temas da comunidade, como asfalto, atendimento em postos de saúde, entre outras questões que são de atribuição típica de um gestor municipal. Seu principal adversário, Ramagem, tentou nacionalizar ao máximo o debate público no Rio de Janeiro. O deputado federal se colocou como o homem que vai resolver, de uma vez por todas, os problemas da segurança pública na capital fluminense, explorou o quanto pôde o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e tentou ao máximo vincular Paes ao presidente Lula
A ânsia de Ramagem de tentar herdar o espólio político do ex-presidente acabou causando um momento de tensão com o próprio governador carioca, Cláudio Castro. No debate da TV Globo, Ramagem chamou a gestão de Castro de “medíocre”.
Desafios pela frente
Apesar da vitória, Paes enfrentará um novo mandato cheio de desafios. Entre os principais temas estão as demandas por melhorias no transporte público e o enfrentamento à violência na cidade. As recentes controvérsias envolvendo gastos públicos e altos salários de servidores comissionados também estarão na pauta do próximo mandato.
Com a vitória já garantida, o foco de Paes deve se voltar agora para o fortalecimento de sua base de apoio na Câmara Municipal e a implementação das promessas feitas durante a campanha. Analistas políticos apontam que, apesar das críticas e de um cenário político nacional polarizado, Paes conseguiu reafirmar seu protagonismo na política carioca, se mostrando como um nome forte dentro de seu partido, o PSD.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Comentários
Postar um comentário