Dia do Motorista

“24/7” é um neologismo americano que se refere a algo ou pessoa que opera, trabalha, funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem parar. Propositadamente escrevi nesta data, 24 de julho, véspera de uma data muito especial, que homenageia grandes guerreiros brasileiros: dia dos Motoristas e dia do padroeiro dos motoristas e viajantes, São Cristóvão.
Santo que carrega Jesus, assim como nossos Guerreiros das Estradas carregam nosso Brasil por entre tantos Brasis. Conhecem cada estrada, vila, parada. Conhecem o verdadeiro Ser Mato Grossense, mesmo muitos não sendo originalmente daqui, sendo a nossa cultura intrinsecamente ligada aos encontros que as estradas desvendam.
Tenho a honra de, no transcorrer das viagens pelo Interior de nosso Mato Grosso, conhecer a rotina, as histórias, a dedicação e principalmente o compromisso e a honradez de muitos destes que representam tão bem uma enormidade tão batalhadora.
Nosso Mato Grosso se aleita em aproximadamente 900 mil Km² de território, verdadeira terra de Gigantes, pouquisimamente povoado, cheio de terras férteis, e estradas longínquas e que infelizmente ainda estão longe de dar a quem por ali passa uma infraestrutura adequada. Apesar dos esforços históricos desde a criação do FETHAB por Dante de Oliveira no início dos anos 2000, até os atuais investimentos em asfalto do Governo Mauro Mendes (incluindo o recém-lançado “botão do pânico do motorista”), a verdade é que ainda estamos longe de podermos considerar nossas estradas minimamente satisfatórias.
O desafio, de fato, é deveras complexo. Investimento de alto valor agregado, manutenção cara, pontos de conexão esparsos, péssima cobertura telefônica que isola a muitos por muito tempo, burocracia entre modais logísticos e responsabilidades governamentais e um “gap” histórico monumental para ser preenchido estão de um lado da balança.
Do outro lado, temos uma demanda logística exponencialmente crescente, o estado que mais cresce no Brasil, no celeiro do agronegócio mundial que tanto precisa de uma logística produtiva e o principal, salvaguardar as vidas de nossos motoristas e viajantes que ali trafegam diuturnamente. Desprendem tempo em casa com suas famílias, em detrimento de servir e garantir as tão importantes entregas. Fazem tanto por todos, deveríamos todos, fazer mais por estes.
Nesta semana tivemos um grande reconhecimento na empresa, valorizando funcionários que fazem um marco temporal em seu tempo de casa. Eu fui um deles, comemorando neste ano, 20 anos de aprendizado contínuo. Como havia feito compromisso com um grande Parceiro da região de Alta Floresta que está deixando o negócio, comemorei à distância. E pude comemorar da melhor forma, na estrada!
Estrada essa que liga vidas, conecta relações de parceria e amizade e que me possibilitou conhecer inúmeros irmãos de batalha, com os quais as dividimos.
E a cada Km rodado, minha admiração cresce ainda mais por cada um destes nossos heróis que encurtam distâncias e carregam nosso País. Que os investimentos em logística e infraestrutura se multipliquem e cheguem a todos, e que a realidade seja de segurança, produtividade e paz nas estradas. Parabéns a todos que se dedicam a servir essa causa nobre e, que se conectam, todos os dias em suas entregas com os mais de 200 milhões de Brasileiros, aos quais em nome de cada um agradeço, MUITO OBRIGADO!
Escrito pelo Administrador de Empresas e Filantropo Bernardo Sandrin.

Comentários