Edição se estende por todo ano com o objetivo de democratizar o acesso à ciência. Entender a origem geológica da Terra é uma prática que permeia a trajetória da humanidade e, com o intuito de compreender a história do planeta e a utilização dos recursos minerais, o projeto Educação Geociências e Mineração realiza a 8ª edição de exposições itinerantes. A ação é feita com estudantes do ensino médio de escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande e a temporada de 2024 acontece ao longo do ano, com o intuito de democratizar o acesso à ciência. Segundo o coordenador do projeto, Caiubi Kuhn, a proposta é levar uma parte do museu para dentro das escolas, proporcionando aos alunos do ensino médio o acesso a objetos científicos. “Isso é muito importante porque tem muitos estudantes das periferias que nunca tiveram contato com museus. Então, essa exposição é uma forma de democratizar o acesso à ciência. Dessa forma, fortalecemos e incentivamos a curiosidade dos alunos sobre as diversas áreas das ciências que estão abordadas na exposição”, enfatiza.
Com parceria entre o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais, Museu de História Natural de Mato Grosso e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do curso de Engenharia de Minas da instituição, o projeto aborda três temas distintos: O tempo geológico e a evolução da vida; o surgimento dos elementos químicos, desde o Big Bang, até a utilização dos recursos minerais; e os aquíferos.
Segundo o coordenador do projeto, Caiubi Kuhn, as exposições são uma forma de proporcionar aos alunos do ensino médio o acesso a objetos científicos. “Dessa forma, fortalecemos e incentivamos a curiosidade dos alunos sobre as diversas áreas das ciências que estão abordadas na exposição”, enfatiza.
O Educação Geociências e Mineração desenvolve atividades desde 2016 de forma contínua. O projeto tem papel fundamental para criar iniciativas e popularizar a ciência, além de cumprir o papel de entender as origens do planeta e seus recursos.
Interessados em receber as exposições podem entrar em contato com a equipe do projeto, pelo Instagram.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Comentários
Postar um comentário