"CRIME POLÍTICO"Caiado declara que União Brasil acionará TSE e pedirá cassação de Bivar na Câmara após incêndio

Nesta terça-feira (12), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), afirmou que o União Brasil apresentará uma denúncia contra o ex-chefe da legenda, deputado federal Luciano Bivar (União-PE), ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O gestor estadual suspeita que Bivar tenha envolvimento no incêndio às casas de praia do presidente eleito do partido, Antônio Rueda, e da tesoreira do partido, irmã de Rueda.
Para Caiado, o incêndio foi um “crime político e um atentado contra o União Brasil”. Além da representação junto ao TSE, Caiado informou que pedirá a cassação do mandato de Bivar. “O incêndio na casa do advogado Antônio Rueda foi um atentado contra o partido, um crime político. Luciano Bivar agiu como um desqualificado ao fazer ameaças à família e ao novo presidente do partido” publicou Caiado em seu perfil no X (ex-Twitter).
Caiado também escreveu que a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, dissera a ele que “toda a polícia do estado está dedicada em esclarecer o caso”. O goiano concluiu: “Nenhum crime ou ameaça ficará impune".
Em nota oficial, o governador de Goiás informou sobre o fato ocorrido e que o partido fará uma representação junto ao Tribunal Superior Eleitoral para que o caso seja investigado.
“O governador Ronaldo Caiado avalia que o incêndio que aconteceu na casa do advogado Antônio Rueda e [na casa] da irmã dele foi um crime político e um atentado contra o União Brasil — fato inaceitável e que não ficará impune. O partido fará uma representação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que o caso seja investigado. Também será pedida a cassação do mandato do deputado federal Luciano Bivar”, informou a nota.
Entenda o caso
Na noite desta segunda-feira (11), as casas de praia do novo presidente do União Brasil, Antônio Rueda, e a irmã dele, Maria Emília Rueda, tesoureira do partido, foram incendiadas. Os imóveis ficam em um condomínio localizado na praia de Toquinho, próximo a Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco. O deputado Luciano Bivar também tem uma casa no mesmo condomínio.
"Pegou fogo na minha casa e da minha irmã? O incêndio é criminoso. Quem fez eu não sei. A casa tem indício de arrombamento. Colocaram algum líquido inflamável nos móveis, não sei se gasolina ou querosene", declarou Rueda que estava em Miami, nos Estados Unidos, quando recebeu a informação do incêndio.
Após o incêndio, uma ala do União levantou suspeitas sobre a participação de Bivar no caso. Importante ressaltar que a eleição para a presidência do União Brasil foi marcada por confusão. Bivar, inclusive, foi gravado ameaçando Rueda e familiares.
Durante coletiva de imprensa na manhã desta terça, Bivar foi questionado sobre as acusações de Caiado. Ele chamou o governador de “pigmeu moral”.
“O Caiado não reflete o tamanho que ele é. Ele é um pigmeu moral. Até o próprio Bolsonaro falou que ele é desprezível, há pouco tempo, no Rio Grande do Sul”, afirmou.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Comentários