Avanço na expansão e na democratização da educação superior em MT

Com pioneirismo no campo da Educação a Distância, a modalidade de ensino foi estratégica para a UFMT superar as suas dificuldades em tempos de pandemia e hoje reflete o potencial de democratização e expansão da educação superior para as mais distantes regiões do Estado de Mato Grosso, iniciativa que têm contribuído para a formação acadêmica de uma comunidade estudantil diversificada e engajada.
Destaca-se um aumento de 164% de oferta de vagas em cursos de graduação ofertados na modalidade a distância. No período de 2016 a 2019, foi ofertado um total de 1.320 vagas. Na atual gestão, entre vagas ofertadas e autorizadas, expandimos este montante para 3.486 vagas, saltando de 4 para 8 cursos de graduação a distância com oferta ativa e prospecção de 2 novos cursos para o ano de 2024.
Entre os cursos de graduação com matrículas ativas, podem ser citados o curso de Administração Pública, Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT), Ciências Naturais e Matemática, Geografia, Matemática, Pedagogia, Química e Tecnologia Educacional. Há ainda previsão de oferta de duas novas graduações EaD com início a partir do segundo semestre de 2024.
Na pós-graduação (lato sensu), o salto foi de 172% de oferta de cursos de especializações nas mais diversas áreas do conhecimento. Progredimos de 1.070 vagas ofertadas no período de 2016 a 2019 para um total de 2.914 vagas em execução ou autorizadas.
Na pós-graduação EaD, atualmente são ofertados os cursos de especialização em Bioenergia, Educação no/do Campo: Oralidade, leitura, escrita e literatura na infância, Engenharia Ferroviária, Gestão Pública, Informática na Educação, Gestão Pública e-G@v em Compliance – EaD, Engenharia, Segurança do Trabalho e Legislação. e Mídias Digitais para a Educação. Para o ano de 2024 há prospecção de 3 novos cursos, com previsão de início a partir do segundo semestre.
Voltando na linha do tempo, o ano de 2020 se inicia com uma contribuição muito importante dos profissionais da Educação a Distância. O desafio que se colocava naquele momento era utilizar a expertise e o pioneirismo da UFMT na área, para preparar os professores para a utilização das tecnologias educacionais, incluindo módulos que envolviam desde o planejamento até a produção e edição de cursos virtuais, utilizando-se dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e recursos educacionais digitais.
Em poucos meses, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Tecnologia Educacional e as unidades acadêmicas da UFMT, foi possível elaborar cursos para preparação de docentes e estudantes que atuariam no contexto pandêmico, capacitando mais de 900 professores da UFMT. A participação da comunidade universitária que tinha experiência em EaD e uso de Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDIC) foi fundamental.
Além da contribuição e expertise apoiada pelas diversas unidades acadêmicas da UFMT no combate a pandemia, é possível destacar também o pioneirismo da UFMT nesta área com a atuação do Núcleo de Educação a Distância (Nead) do Instituto da Educação da UFMT, cujo reconhecimento nacional se deu na década de 90 por iniciar o primeiro curso de Pedagogia a distância do Brasil e ainda pela iniciativa recente da criação do primeiro curso de Tecnologia Educacional do Brasil, que possibilita a formação de professores para atuarem em contextos de docência online, na preparação de material didático e no uso intenso das TDIC.
Nos últimos anos a oferta do curso de licenciatura em Tecnologia Educacional alcançou um montante de mais de 500 vagas distribuídas em todo o Estado de Mato Grosso, apoiando os municípios em atividades que envolvem a preparação de professores para atuarem em contextos que exigem o uso intenso das tecnologias na educação.
Outra novidade no campo da EaD, foi uma parceria estabelecida entre o Campus de Várzea Grande e a SETEC. A atual gestão apoiou a implantação de um projeto inovador para a formação de profissionais que atuam no campo da ciência e tecnologia: o Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT), curso de graduação na modalidade EaD, com oferta de 1.000 vagas anuais. Para apoiar este projeto, foram repassados para a UFMT mais de R$4 milhões em recursos para equipamentos e serviços, bem como a autorização de vagas para contratação de professores efetivos.
O Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) é oferecido pela Faculdade de Engenharia do Campus de Várzea Grande, em parceria com a Secretaria de Tecnologia Educacional (SETEC) da UFMT e mantenedores (prefeitos e governo do estado de MT), cuja proposta é a democratização do acesso ao ensino superior em Mato Grosso, levando o conhecimento científico e tecnológico a população de todo o nosso estado.
Além disso, proporciona aos formandos a possibilidade de cursar presencialmente uma segunda graduação em um dos cursos de Engenharia oferecidos pela Faculdade de Engenharia (FAENG) da UFMT.
Para dar suporte aos cursos à distância, existem 28 polos, estrategicamente distribuídos em diversas regiões do estado, com o objetivo de atender presencialmente aos estudantes, seja com suporte de computadores, acesso à internet ou resolução de dúvidas. Essa parceria é importante para dar visibilidade e alcançar os mais diversos municípios do Estado de Mato Grosso. A formação é realizada a distância com momentos presenciais, em que os estudantes se reúnem periodicamente em eventos, atividades avaliativas e seminários nos 28 polos presenciais de EaD que a UFMT atua em MT.
Outra iniciativa que merece destaque no campo da EaD é a articulação intensa com os municípios de Mato Grosso. A UFMT tem conseguido aumentar a sua contribuição para o desenvolvimento dos municípios, especialmente pela destacada atuação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis em parceria com a SETEC da UFMT quando apresentam uma parceria com o TCE - MT.
Os anos de 2022 a 2023 tiveram como um dos marcos importantes na EaD a realização de uma proposta de formação a distância- pós-graduação lato sensu - MBA em Gestão Estratégica por resultados aplicada à Gestão Pública ofertada por meio do Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O GPE é uma parceria do TCE-MT com a UFMT e estabelece contato com prefeituras dos municípios de todo o estado.
A parceria formou 268 agentes públicos em serviço e ao mesmo tempo orientou os municípios em uma Gestão Estratégica de Resultados, chegando a 71 municípios de todo o Estado de Mato Grosso.
Todo esse trabalho é resultado do trabalho da comunidade acadêmica (professores, tutores, servidores técnicos administrativos e pesquisadores) e das articulações realizadas pela gestão da UFMT com entidades mantenedores (Municípios e Governo de Estado) e entidades associativas que trabalham em prol da educação superior, como a Associação Nacional dos Dirigentes da Educação Superior (ANDIFES), Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), Fórum de coordenadores UAB, Fórum de Coordenadores de Polo (FEICOAB) e a Associação Universidade em Rede (UniRede) – em a UFMT ocupa atualmente a posição de presidência, realizando várias ações com o intuito de promover o desenvolvimento científico e tecnológico da Educação a Distância no Brasil. Para ampliar as articulações de programas e projetos Internacionais na EaD, na gestão atual, a UFMT tornou-se membro do International Council of Distance Education (ICDE) o que levou a realização de atividades em parceria com importantes universidades como a Open University of Japan (OUJ), Tokai University e outras instituições que fazem parte da rede.
Já em parceria com as instituições que integram a UniRede, lançou também o Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual Discente (Nacional e Internacional), onde se objetiva que os discentes de graduação cursem componentes curriculares ofertados por meio de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) ou a distância em outras Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) que aderiram, por meio de Acordo de Cooperação Técnica.
Essa é a UFMT que não pode retroceder, que merece ir adiante!
Evandro Soares da Silva é reitor da UFMT.

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