Energisa alerta para acidentes em obras e construções com a rede elétrica

Uso de mão de obra não capacitada e falta de cuidado perto da rede causam mortes no estado. A retomada da economia e das construções de imóveis em Mato Grosso acende o alerta para a necessidade de que sejam cumpridos procedimentos de segurança durante as obras, evitando acidentes. De acordo com a Energisa, o não uso de equipamentos de segurança, além da falta de experiência para mexer com redes elétricas, são as principais causas de ferimentos e até mortes no estado. Em 2021, a empresa foi informada de seis acidentes com a comunidade envolvendo rede elétrica e construção civil, sendo um deles com morte. Mas só em janeiro deste ano já são três.
“Muitas vezes a pessoa ou empresa contrata alguém e não dá a ele os treinamentos necessários para mexer com uma atividade tão importante e ao mesmo tempo que reúne um fator de segurança extremamente necessário. Para se ter uma ideia, nossos colaboradores têm um leque de mais de 250 cursos ao ano, a maioria ligada à prevenção de acidentes. O problema é que muitas vezes numa obra menor ou na falta de pessoal, muitos optam em ter um trabalhador menos preparado ou fazer por conta própria e aí está o perigo,” disse Murilo Marigo, gerente de serviços comerciais da Energisa.
O gerente afirma ainda que é comum ver nas cidades obras que não respeitam margens de distância segura da fiação. “A rede elétrica requer muita atenção e deve ser manuseada apenas por profissionais capacitados e equipados. São vidas colocas em risco quando não há esse cuidado. Quando nós flagramos um caso, imediatamente notificamos o responsável pela obra, que precisa se adequar”, afirma Murilo.
Em caso de acidentes
A primeira orientação para situações em que ocorram acidentes, é não tocar na vítima se ela ainda estiver em contato com a rede, por causa do risco de choque. O fundamental é chamar o corpo de bombeiros e a Energisa, que são capacitados para atuar nessa situação. Todas as ocorrências notificadas à empresa são catalogadas e incorporadas como temas a serem abordados dentro do plano de segurança com a comunidade, que prevê, por exemplo, conversas periódicas com equipes da área de construção civil, além de visitas a lojas que vendem material de construção para prestar informações. Além disso, a companhia tem à disposição materiais informativos e vídeos que podem ser usados para alertar sobre os riscos na área. Entre as orientações estão:
- Manter distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames;
- Caso não seja possível o distanciamento, é preciso solicitar a proteção das partes energizadas da rede com risco de contato acidental;
- Ev​itar o uso de extensores nos cabos ao fazer a pintura de fachadas, pois eles poderão se aproximar ou tocar na rede elétrica;
- Planejar como os andaimes serão colocados, com sinalização correta quando estiver próxima à rede de energia;
- Ter cuidado ao manobrar caminhões para que não encostem ou danifiquem a rede elétrica;
- Nunca basculhar caminhões caçamba debaixo da rede elétrica;
- No momento de instalar ou consertar antenas, escolher um lugar afastado dos fios, observar quando o tempo estiver bom, sem chuva. Caso a antena caia na fiação, nunca segurar ou tentar recuperar. 
- Consultar sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora.
Sempre que houver dúvidas ou necessidade de uma prestação de serviço da Energisa, o cliente deve entre em contato pelos canais de comunicação:
• Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)
• Assistente virtual (WhatsApp) - (65) 99999 7974
www.energisa.com.br    
• Agências de atendimento presencial
• Call center - 0800 6464 196
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Comentários