"Alunos atendidos pelo Programa de Melhoria da Proficiência realizam primeiro simulado"

Visualização da imagemCom apoio dos materiais estruturados distribuídos nos kits pedagógicos e aulas EAD, alunos da rede pública de Cuiabá, estão vencendo os desafios da aprendizagem. Alunos do 4º Ano de 52 escolas da rede pública municipal de Educação de Cuiabá que oferecem o Ensino Fundamental, um total de 3.950 estudantes, estão fazendo nesta sexta-feira (7), o primeiro simulado do Programa de Melhoria da Proficiência (PROMP). Com a suspensão necessária das atividades presenciais nas unidades da rede pública municipal de educação, em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o PROMP, assim como outros programas pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, passou a ser realizado na modalidade ensino à distância (EAD) por meio de diferentes plataformas, com apoio do material pedagógico distribuído aos 52 mil estudantes da rede.
No Programa de Melhoria da Proficiência, as aulas, de Língua Portuguesa e Matemática, são realizadas duas vezes por semana e, a cada cinco lições dos livros didáticos, os alunos fazem um simulado. A coordenadora de Formação da Secretaria Municipal de Educação, Profª. Maria Veridiana Silva Ribeiro explicou que os alunos, após responderem o simulado, preenchem os cartões respostas, que estão no final dos livros, tiram uma foto e encaminham por whatsapp para a professora. Cada professora tem um grupo de whatsapp com seus alunos. Ou podem entregar na escola, na próxima segunda-feira (10).
Durante a semana, além das atividades pedagógicas relacionadas às demais matérias, os alunos desenvolvem as lições do programa. “Os professores receberam sugestões para o desenvolvimento das atividades de cada lição, que podem ser desmembradas. Assim o professor pode produzir um áudio ou vídeo, orientando os alunos a cada lição. Esse mesmo conteúdo é desenvolvido nas vídeo aulas que ficam disponíveis no portal da Escola Cuiabana, no youtube, e outro conjunto de atividades o aluno resolve sozinho e posta para o professor a tarefa realizada. Assim em cada semana são realizadas uma lição de Matemática e uma lição de Língua Portuguesa”, explicou Maria Veridiana.
Após cada simulado, a partir do resultado obtido pelos alunos, os professores passam por formação, online, para replanejar os conteúdos e retomar, se for o caso, aqueles onde os alunos mostraram maior dificuldade. Além dessa formação marcada para o próximo dia 18, antes disso, no dia 13, os profissionais da educação estarão participando do Webnário Temático sobre as metodologias ativas do PROMP e o ensino hibrído.
Ao longo deste semestre os alunos farão quatro simulados, após cada grupo de cinco lições, totalizando 20 lições.
Assessoria/Caminho Político
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