"ARTIGO: O Brasil acorda"

Resultado de imagem para Moreira FrancoAo tocar seu barco às primeiras luzes da manhã, o marinheiro se orienta pela leitura objetiva do dia que se abre à sua frente – e não por fantasias da noite passada. E este princípio vale também para a navegação política. Digo isto porque começamos já a ingressar numa nova configuração da vida econômica nacional – e tem gente que ainda não acordou para o que está acontecendo diante de seus olhos. Muito antes do que se julgava possível, o Brasil começa a sair da maior recessão de sua história. É claro que são primeiros passos, mas dados com vigor e na direção certa.

Vimos o saldo da balança comercial entre janeiro e março. Soubemos, com entusiasmo, do incremento das vendas de produtos brasileiros no mercado internacional. Os números, na verdade, chegaram a surpreender.

Mas o quadro positivo não se resume às exportações. Experimentamos resultados animadores no campo das atividades agrícolas e em outros ramos da economia. Até as pequenas fábricas aquecem seus motores.

Mas não quero cansar ninguém com os números. O que importa sublinhar é que um novo quadro econômico principia a se definir. O Brasil recomeça a mover seus músculos. A retomar seus movimentos.

As medidas econômicas do Governo alcançam suas primeiras repercussões. O Congresso, nos momentos decisivos, faz o que é preciso ser feito. A sociedade, por sua vez, exibe um novo ânimo, a lembrar a afirmação de Ulisses Guimarães: “quando o Brasil quer, o Brasil muda”.

Em síntese, o Brasil volta a confiar em si mesmo. E o mundo responde positivamente a este renascimento da autoconfiança nacional. Prova disso foi o surpreendente sucesso do leilão de quatro aeroportos brasileiros, arrematados por grandes operadoras internacionais. É mais um dado a comprovar que estamos reencontrando nosso rumo.

E é preciso que todos se engajem nessa virada. Que até os mais refratários deixem para trás o gás paralisante do revanchismo. Os clichês político-partidários que não levarão a lugar algum. Mesmo porque, quem insistir em se fechar num pacto com o passado, será atropelado pelos fatos.

E os fatos dizem que o país se encontra, agora, num momento matinal. A mudança é visível. Uma nova disposição vai tomando gradualmente o corpo social. E o Brasil não pode perder mais esta oportunidade.

Mas tenhamos uma medida justa das coisas. Não vamos nos render ao complexo de vira-lata que só sabe ver o país como nação condenada ao atraso, nem à euforia deliriosa que embriagou nossos governantes nessa última dúzia de anos, quando não faltou quem dissesse que já estávamos com um pé no primeiro mundo.

O Brasil, neste início de transição econômica, tem de ser pensado de uma perspectiva realista. Nada dos passinhos tímidos de quem teme ousar, nada dos falsos passos grandiosos que giram no vazio. É hora do Brasil dar passos do tamanho de suas próprias pernas.

Moreira Franco Secretário-geral da Presidência

Artigo publicado no Blog do Noblat

Comentários