"Morre embaixador da Rússia na ONU"

Vitaly ChurkinVitaly Churkin, de 64 anos, morreu "inesperadamente" em Nova York, anunciou o Ministério do Exterior russo.O embaixador da Rússia nas Nações Unidas, Vitaly Churkin, morreu repentinamente nesta segunda-feira (20/02) em Nova York, afirmou o Ministério do Exterior russo. O ministério não deu detalhes sobre as circunstâncias da morte e ofereceu condolências aos familiares do diplomata, que completaria 65 anos nesta terça-feira.

Após passar mal em seu local de trabalho, Churkin foi levado às pressas ao Centro Médico Universitário de Columbia, em Nova York, onde morreu, disse o vice-embaixador russo na ONU, Vladimir Safronkov, à agência de notícias AP.
Churkin era embaixador na ONU desde 2006. Ele foi um defensor ferrenho de políticas da Rússia, como o intenso bombardeio da cidade síria de Aleppo no ano passado tendo como alvo opositores do regime de Bashar al-Assad.
No ano passado, a então embaixadora dos EUA na ONU, Samantha Power, acusou a Rússia, a Síria e o Irã de ter responsabilidade pelas atrocidades no país em guerra civil. Churkin contestou, afirmando que Power estava agindo como se fosse Madre Teresa e esquecendo dos atos passado de seu próprio país no Oriente Médio.
Graduado em Relações Internacionais e com doutorado em História, Churkin também foi embaixador da Rússia na Bélgica e no Canadá.
LPF/ap/rtr

Comentários