"Pronto Socorro dá salto de qualidade no atendimento humanizado às parturientes"

Pellentesque erat arcuDentro da proposta de garantir um atendimento contínuo em todas as fases da gestação, incluindo o nascimento dos bebês no próprio Município, a Prefeitura de Várzea Grande vem intensificando as ações planejadas e executadas de forma integrada entre as Secretarias Municipais de Saúde, de Assistência Social e o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (PSMVG).  

O resultado desse trabalho, que tem a participação de equipe multidisciplinar com diversos profissionais das áreas de enfermagem, assistência social, médicos e direção do Pronto-Socorro, já é constatado na prática aumento na quantidade de partos realizados, nos últimos dois meses no Pronto-Socorro de Várzea Grande que registrou o nascimento de 65 crianças, sendo 39 partos no mês de maio e 26 em junho.
Das crianças que nasceram em junho, 17 foram partos normais enquanto outras nove foram cesarianas. Todos os partos cesarianos foram realizados por recomendações médicas devido alterações ou anormalidade que poderiam prejudicar mãe ou bebê. O Pronto-Socorro de Várzea Grande trabalha com as portas abertas atendendo pacientes 24 horas por dia com demandas de vários municípios da região.  “Com as gestantes não é diferente.  Das 65 mulheres que tiveram bebês na unidade entre maio e junho, 13 gestantes são moradoras do município de Poconé, quatro são de Nossa Senhora do Livramento, uma de Santo Antônio do Leverger e outra de Diamantino”, pontuou a responsável pelo Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico do PSMVG, a enfermeira-chefe, Gisele Lima
Explica a enfermeira, Gisele Lima que no Pronto-Socorro de Várzea Grande, atualmente existem quatro leitos no espaço de pré-parto, localizado no centro obstétrico, e outros três leitos na Ala de Ginecologia (G.O).  “Depois do parto, algumas mamães são levadas juntamente com os bebês para a Ala Ginecológica a fim de liberar os leitos na sala de pré-parto garantindo atendimento para outras gestantes que estão entrando em trabalho de parto. Como forma de cuidar bem da mãe e do bebê que vai nascer outra metodologia aplicada é quanto aos cuidados da saúde da mãe do bebê na hora de nascer. São realizados testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatites A e B, principalmente nos casos em que a grávida não teve um acompanhamento médico contínuo, o que garante um nascimento seguro.”, explicou.
Para Edivânia Maria de Arruda Pinho, de 25 anos, moradora de Poconé que deu à luz no dia 10 de junho a pequena Eliza Beatriz elogiou o atendimento ofertado no Pronto-Socorro. “Fui muito bem atendida. O médico toda hora estava aqui. Minha filha nasceu rápido, saudável com 3,600 quilos. Tenho mais dois filhos Anderson Felipe de 4 anos e o Antônio Rafael de 3 anos. O que me surpreendeu foi ter recebido um kit enxoval e me falaram que faz parte do Projeto Laços Maternos. Acho importante essa ajuda porque nem sempre a gente tem condições de comprar as roupinhas”, ressalta a dona de casa Edivânia ”. 
Outro benefício para as mães que realizam o parto no Pronto-Socorro é a facilidade de registarem seus filhos recém-nascidos. A unidade tem parceria com o Cartório do 2º Oficio que expede a Certidão de Nascimento dos bebês.

Comentários