TSE bate o martelo sobre mandato de senador bolsonarista

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) bateu o martelo hoje (12) sobre a cassação do senador bolsonarista Jorge Seif, do PL de Santa Catarina, por abuso de poder.
Por unanimidade, o plenário do TSE rejeitou o recurso de coligação e manteve o mandato do senador, acusado de abuso do poder econômico na campanha de 2022. O relator do caso, ministro Floriano de Azevedo, admitiu que há indícios, mas nenhuma prova forte. “A despeito da existência de indícios, entendo que a prova para a cassação há de ser mais forte e indene de dúvidas”, declarou o juiz. O pedido veio por ele ter usado aviões da Havan, de Luciano Hang, para viajar por Santa Catarina. Ele foi Secretário Nacional de Pesca e Aquicultura entre 2019 e 2022, no governo de Jair Bolsonaro.
TSE decide sobre senador bolsonarista
O TSE investigou, mas não conseguiu comprovar a presença do político em aviões da empresa, o que configuraria doação à campanha por pessoa jurídica, o que é proibido no Brasil e resultaria na cassação.
“Não se tem a prova cabal de que ele realmente estivesse nessa aeronave nesse voo, embora o percurso feito leve a ser uma ilação plausível de que realmente tenha ocorrido”, declarou a ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE, em seu veredito. Seguiram o relator Estela Aranha, Nunes Marques, André Mendonça, Antonio Carlos Ferreira e Ricardo Villas Bôas Cueva.
Assessoria/Vinícius Carvalho/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Comentários