Morre fundador do Hospital Sofia Feldman, Ivo de Oliveira Lopes, aos 79 anos

O médico Ivo de Oliveira Lopes, um dos fundadores do Hospital Sofia Feldman, referência no atendimento público materno-infantil da Região Metropolitana de Belo Horizonte, morreu na noite desta segunda-feira (2/2). Ivo tinha 79 anos, e a causa da morte não foi divulgada. O velório ocorre nesta terça (3), a partir das 19h, e o sepultamento será na quarta (4), às 9h, ambos no Cemitério Bosque da Esperança, na região Norte de Belo Horizonte.
Ginecologista e obstetra, Ivo foi uma referência na saúde pública em Minas Gerais e no país. Atuou no movimento da reforma sanitária, influenciado pela Declaração de Alma-Ata (1978), marco mundial da defesa da saúde como direito universal.
No final da década de 1970, Ivo integrou um grupo que fundou o Hospital Sofia Feldman, erguido em sistema de mutirão e com poucos recursos. Ao lado dele estavam José de Souza Sobrinho, cristão do Conselho Particular do São Bernardo; Marx Golgher, neto de Sofia Feldman; e o pediatra José Carlos da Silveira.
O ambulatório foi inaugurado em 1978, e o hospital, em 1982, com seis leitos de maternidade em sistema de alojamento conjunto (sem berçário) e seis leitos de clínica pediátrica. Atualmente, a maternidade é um dos principais hospitais filantrópicos da capital e responde por cerca de 40% dos partos realizados pelo SUS em Belo Horizonte.
A gestão do Hospital Sofia Feldman publicou nota de pesar pela morte do fundador e decretou luto institucional por sete dias. O luto será simbólico, com manutenção das atividades assistenciais e realização de homenagens.
“Inspiração e referência para gerações, Dr. Ivo dedicou sua trajetória à construção de um modelo de cuidado comprometido com a dignidade humana. Sua presença marcou a história do Hospital Sofia Feldman, deixando um legado que ultrapassa estruturas físicas e se traduz em valores, escolhas e formas de cuidado”, afirmou a instituição.
O Ministério da Saúde também lamentou, em nota pública, a morte do médico. O governo federal afirmou que Ivo de Oliveira Lopes contribuiu de forma decisiva para que o Hospital Sofia Feldman se tornasse referência no cuidado humanizado à mulher, à criança e às famílias no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Neste momento de tristeza, o Ministério da Saúde presta sua homenagem e manifesta solidariedade aos familiares, amigos e a toda a comunidade do Sofia Feldman”, afirmou o governo federal.
Já a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, em homenagem à Ivo, o classificou como um "idealista de coração imenso".
Deixa um legado de ética, profissionalismo e respeito humano!! Meu forte abraço e solidariedade aos familiares, amigos e todas as pessoas que foram impactadas pelo seu trabalho e exemplo!", escreveu Macaé Evaristo.
Velório e Sepultamento
O velório de Ivo de Oliveira Lopes ocorre nesta terça (3), a partir das 19h, e o sepultamento será na quarta (4), às 9h, ambos no Cemitério Bosque da Esperança, na região Norte de Belo Horizonte.
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Comentários