Com a valorização da educação como eixo central, o ministro da Educação, Camilo Santana, esteve em Várzea Grande e Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (4), para a entrega simbólica da Carteira Nacional Docente do Brasil, a inauguração do novo campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e uma visita às obras do Centro de Convivência da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A agenda reuniu autoridades federais, estaduais, representantes das instituições de ensino e docentes de diferentes níveis. A reitora da UFMT, professora Marluce Sousa e Silva, ressaltou a importância da Carteira Nacional Docente como instrumento de reconhecimento e valorização profissional. “A carteira nacional representa um gesto concreto de reconhecimento do papel social do professor e da professora em todas as etapas da educação. Ao fortalecer a identidade docente em nível nacional, essa política contribui para a valorização da carreira e para o sentimento de pertencimento a um projeto maior de educação pública de qualidade”, afirmou
A entrega da Carteira Nacional Docente integra a iniciativa Mais Professores pelo Brasil, lançada pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de fortalecer políticas de valorização da carreira docente. Segundo o ministro, a proposta vai além do reconhecimento simbólico e se articula com ações estruturantes para a educação básica e superior.
“Essa carteirinha faz parte da iniciativa Mais Professores pelo Brasil, cujo objetivo é incentivar uma cultura de valorização dessa profissão tão importante, pela qual todas as outras profissões também passam”, afirmou Camilo Santana. “Como parte dessa iniciativa, também estamos oferecendo uma bolsa de R$ 1.050 por mês para estudantes com nota superior a 650 no Enem que optarem por uma licenciatura.”
Durante o evento, o ministro destacou os investimentos federais em Mato Grosso, que somam R$ 620 milhões, destinados à construção de novas creches e escolas, além da retomada de obras paralisadas. “A educação é um compromisso do governo federal e, por isso, temos aumentado significativamente os investimentos nessa área”, disse. Ele também anunciou a entrega, em breve, do hospital universitário, em parceria com o Governo do Estado.
Para Camilo Santana, o fortalecimento da educação passa não apenas pela infraestrutura, mas também pela ampliação das equipes e pelo custeio das instituições. “Não é só fazer obra: tem que contratar professor, tem que contratar técnicos e garantir orçamento para o funcionamento dos novos câmpus. Assim, reafirmamos o compromisso com a alfabetização na idade certa, com a escola em tempo integral e com aquilo que é mais importante para a população”, completou.
MAIS INVESTIMENTOS
O Professor Neudson Martinho, docente do curso de Medicina Campus Cuiabá, foi um dos escolhidos para receber a carteira nacional docente das mãos do ministro. “É um marco para a docência de todo país, pois simboliza o avanço do MEC em políticas que irão valorizar a categoria no país. E como disse o próprio ministro, que a docência é a profissão mais importante, pois é a mãe de todas as demais, pois todos passam por um professor”, ressaltou, afirmando da relevância da ação para docentes dos municípios, estados e união.
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🎯Instagram: https://www.instagram.com/caminhopoliticomt
🎯Facebook: https://www.facebook.com/cp.web.96
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br
Comentários
Postar um comentário