Bombeiros civis são homenageados na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) prestou homenagem aos novos bombeiros civis do estado em Sessão Especial realizada na noite de quinta-feira (27). O evento reuniu os alunos que acabaram de concluir o curso e agora vão atuar para garantir a segurança do público em ambientes de grande circulação, espaços aquáticos e também como brigadistas na prevenção e combate a incêndios.
A homenagem foi requerida pelo deputado estadual Elizeu Nascimento (PL), que é policial militar de formação. “Antes de ser policial, eu sonhava em ser um militar, em servir as Forças Armadas. E, aos 19 anos, escolhi uma profissão que se aproximava do meu sonho e fiz o curso de vigilante. Mais tarde, o curso me ajudou muito no concurso público”, relembrou o deputado.
Ainda segundo o deputado, a moção entregue aos novos bombeiros civis reconhece a dedicação e a importância destes profissionais que atuam no atendimento direto às pessoas e também na elaboração de projetos de segurança e prevenção de acidentes. “Estes profissionais escolheram uma categoria que se soma ao trabalho das Forças de Segurança, onde os bombeiros militares não podem estar”, afirmou Elizeu Nascimento.
O coordenador pedagógico do curso, André Dionízio, explicou que o curso de bombeiro civil se divide em três classes, sendo a primeira voltada para formação mais generalista, com 360 horas de duração. A classe dois tem 500 horas de aula e os profissionais saem com formação específicas nas áreas de interesse. A terceira classe é voltada para profissionais como engenheiros, por exemplo, e tem o objetivo de capacitar para elaboração de projetos de segurança.
Para Lucas Regenold, um dos alunos formando e homenageado, o curso de bombeiro civil é uma porta de entrada para a carreira militar. “É um curso muito completo e voltado para atender a sociedade. Saímos preparados, pois tivemos conhecimento teórico e prático, e estamos aptos a atuar tanto na área urbana quanto rural. Agora vou tentar a carreira militar”.
Ao todo, 43 alunos concluíram o curso de formação, sendo que 35 deles participaram da cerimônia de homenagem.
Regulamentação – Está em tramitação na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei (PL) 2273/2023, que dispõe sobre a regulamentação, em âmbito estadual, da profissão de bombeiro civil. O objetivo é estabelecer as atribuições destes profissionais e tornar obrigatória a manutenção de unidade de combate a incêndio e primeiros socorros, composta por bombeiros civis, em ambientes como shoppings centers, hipermercados; grandes lojas de departamentos; campus universitário; qualquer estabelecimento de reunião pública educacional ou eventos temporários em área pública ou privada que receba grande concentração de pessoas em número acima de 500 ou com circulação média de mil pessoas por dia; e em demais edificações ou plantas cuja ocupação ou uso exija a presença de bombeiro civil, conforme legislação estadual de proteção contra incêndio e pânico.
Atualmente o projeto de lei está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e aguarda parecer para depois ser encaminhado para segunda votação em Plenário.
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Comentários