'NOTÍCIAS ESTARRECEDORAS': ‘Estivemos mais próximos do que imaginávamos do inimaginável’, diz Barroso sobre plano de atentado
Presidente do STF e do CNJ afirmou ainda que trama para tomada de poder e morte de Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes ‘nada tem a ver com ideologia política’. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta terça-feira (19) que o plano desvendado pela Polícia Federal (PF) para tomada do poder e assassinato do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, do vice Geraldo Alckmin e do ministro da Corte Alexandre de Moraes, ‘nada tem a ver com ideologia política’. A declaração do magistrado ocorreu na abertura da sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), também presidido por ele.
Barroso classificou como “estarrecedoras” as notícias desvendadas sobre a arquitetura dessa plano que não passariam de “um sentimento antidemocrático e de despeito ao Estado democrático de Direito”, criminalmente previstos em lei.
“Tudo sugere que estivemos mais próximos do que imaginávamos do inimaginável. O que é possível dizer, neste momento, é que o golpismo, o atentado contra as instituições e contra os agentes públicos que as integram, nada têm a ver com ideologia ou com opções políticas. É apenas a expressão de um sentimento antidemocrático e do desrespeito ao Estado de direito. Nós estamos falando de crimes previstos no Código Penal”, declarou.
Para Barroso, o Brasil já superou os ciclos do atraso, “mas é preciso empurrar para a margem da história comportamentos como esses que estão sendo noticiados pela imprensa, e que são uma desonra para o país”.
“Um alento é saber que as instituições republicanas estão funcionando bem e harmoniosamente. Como deve ser em uma democracia”, disse. “Felizmente nós já superamos os ciclos do atraso dessas quarteladas e dessa visão antidemocrática em que ‘eu não suporto que alguém que pense diferente de mim tenha sido eleito’. Um retrocesso imenso saber que nós estivemos perto de alguma coisa como essa”, concluiu.
Hédio Ferreira Júnior/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa página: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Comentários
Postar um comentário