Se eu pudesse lhe dar um conselho em relação ao futuro, seria: “cuide dos seus joelhos!”. Parafraseando aqui a famosa obra "Wear Sunscreen" (em português Use Filtro Solar), que ficou conhecida no Brasil na voz de Pedro Bial, lá em 2003, eu trago para nossa realidade e afirmo que uma das maiores queixas dos pacientes durante as visitas aos consultórios dos especialistas é referente às dores nos joelhos e às limitações que elas podem causar. Cuidar dos joelhos é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida, especialmente com o passar dos anos. Como uma das articulações mais exigidas do corpo, eles suportam o peso do nosso corpo e são essenciais para quase todas as atividades cotidianas, como caminhar, subir escadas e até ficar de pé por longos períodos. Com o tempo, o desgaste natural e o impacto constante podem levar a dores, inflamações e até problemas mais sérios.
Existem alguns hábitos que podem contribuir para um envelhecimento saudável, como a prática de exercícios físicos para fortalecer os músculos ao redor deles, caminhada, dança e a natação, além de uma boa postura e alongamentos, que podem ajudar a prevenir ou retardar doenças degenerativas, como a artrose, que é uma das principais causas de dor e limitações na velhice. Acrescento ainda que essas práticas são ótimas para a saúde cardiovascular e mental.
Também é essencial manter um peso saudável, já que o excesso aumenta a pressão sobre os joelhos, acelerando o desgaste. Cuidados com a alimentação e exercícios de baixo impacto podem ajudar a manter essa carga equilibrada.
Joelhos fortes ajudam no equilíbrio, o que é essencial para evitar quedas, que podem ser especialmente perigosas em idades avançadas. Esses cuidados garantem que você possa manter sua rotina sem dor ou restrições, evitando lesões comuns, como rompimento de ligamentos e tendinites, que podem limitar muito a mobilidade e causar dores intensas.
Portanto, a prevenção é sempre o melhor caminho. A fisioterapia preventiva, o fortalecimento muscular e o controle do peso são aliados fundamentais para uma boa qualidade de vida e uma velhice ativa. Em caso de dores persistentes ou desconfortos, é essencial buscar orientação de um médico ortopedista membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
Dr. Henrique Santos é membro da SBOT-MT, médico ortopedista, formado pela Universidade de Cuiabá e especialista em joelho, pé e tornozelo.
Comentários
Postar um comentário