Consumidores de Cuiabá registram menor nível de endividamento e inadimplência em outubro

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) em Cuiabá registrou mais um recuo em outubro e atingiu o menor nível nos últimos 12 meses. Os dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram que 84,4% das famílias estavam endividadas em Cuiabá no mês passado, sendo que apenas 17,7% dessas estavam com contas em atraso. O número de famílias endividadas e inadimplentes também caiu na variação anual da pesquisa, quando 89,6% possuíam contas parceladas e 22,3% delas estariam inadimplentes.
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior esclarece que “a redução no número de endividados e inadimplentes em Cuiabá pode direcionar para o aumento do consumo, por meio de compras a prazo no futuro”. Além disso, ele explica, ainda, que o acompanhamento da pesquisa é importante para compreender as tendências de gastos das famílias.
“Compreender o nível de endividamento e inadimplência do consumidor ajuda os empresários do comércio e serviços a entenderem o quanto a economia local pode ou não estar aquecida, uma vez que é possível compreender se as famílias estão tendo condições de arcar com as dívidas”, completa Wenceslau Júnior.
Conforme análise da pesquisa, a quantidade de famílias com contas em atraso passou de 37,5 mil em setembro para 36,7 mil em outubro. Já o número de famílias inadimplentes apresentou uma queda considerável no seu percentual, saindo de 13,7 mil em setembro para 12,2 mil em outubro, uma redução de 11,15%.
Para a quitação das dívidas em atraso, 38% acreditam que conseguirão quitar parcialmente no próximo mês e 28,7% acham que quitarão em sua totalidade, sendo que 26,6% afirmaram que estão entre três e seis meses comprometidos com dívidas e 77,6% dos endividados estão com a renda comprometida entre 11% e 50%, com a média da renda comprometida ficando em 29,1%.
Quanto aos principais tipos de dívidas, o cartão de crédito se destaca somando 78,6%, seguido dos carnês com 28,7%. Financiamento de carro e de casa aparecem com 5,1% e 4,2% das ocorrências, respectivamente. Os créditos consignado e pessoal representam 3,5% e 3,3% das dívidas, respectivamente, além do cheque especial que representa 1,1% dos tipos de dívidas.
Após uma queda no total de endividados, o nível de famílias endividadas no país chegou a 76,9%, a CNC ressalta que mesmo com esta queda no endividamento, observa-se que o percentual de comprometimento da renda com pagamento de dívidas ainda é elevado.
Conforme análise do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), Cuiabá apresenta uma redução no número de endividados, tendo um comportamento similar ao cenário nacional, porém, a capital mato-grossense se destaca pela sua segunda redução consecutiva no número de inadimplentes, indo contrário ao nível nacional, que apresentou um pequeno aumento no número de inadimplentes no mês de outubro.
O Sistema S do Comércio em Mato Grosso, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF-MT, é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa página: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Comentários