Durante o seminário em comemoração aos 35 anos da Constituição de Mato Grosso, realizado nesta segunda-feira (18) na Assembleia Legislativa, o governador Mauro Mendes (União) fez uma defesa enfática da democracia brasileira. Mendes destacou que o país não pode sucumbir à “estupidez coletiva”, alertando para os riscos que essa postura representa aos pilares democráticos. Em seu discurso, o governador ressaltou a importância de preservar o equilíbrio entre os direitos e deveres da sociedade e dos Poderes. Segundo ele, a democracia precisa ser fortalecida para garantir prosperidade social e igualdade.
“Não podemos deixar que percamos o senso do que é certo, do que é errado, para que daqui a alguns anos nós possamos estar comemorando a democracia”, afirmou.
Sem citar diretamente o recente atentado à bomba na Praça dos Três Poderes, em Brasília, Mendes evocou o exemplo do filósofo alemão Dietrich Bonhoeffer, que resistiu ao regime nazista.
Ele relembrou as reflexões de Bonhoeffer sobre o comportamento do povo alemão na Segunda Guerra Mundial, quando a Alemanha, então uma nação desenvolvida e próspera, aderiu a uma teoria irracional que culminou no nazismo.
“Ele discorreu sobre a estupidez coletiva. Nós não podemos deixar que a estupidez coletiva coloque em risco a democracia brasileira”, declarou.
O evento contou com a presença de importantes autoridades, como os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Flávio Dino.
Na ocasião, Mendes reforçou a necessidade de reorganizar a lógica entre direitos e deveres no país, destacando que a Constituição Federal valoriza os direitos, mas menciona pouco as obrigações.
“Todo cidadão precisa fazer sua parte para que a democracia, comemorada na Constituição, possa trazer prosperidade social, igualdade e serviços públicos dignos para toda a sociedade”, concluiu o governador.
Alisson Gonçalves/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa página: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Comentários
Postar um comentário