Ednaldo Rodrigues anuncia reunião semanal da Comissão de Arbitragem com dirigentes dos times de cada divisão a partir da próxima segunda (26). A CBF recebeu nesta sexta-feira (23) presidentes e representantes dos clubes das quatro divisões do futebol brasileiro para debater a arbitragem. Eles discutiram o cenário atual da arbitragem brasileira de forma aberta. O evento durou cerca de quatro horas e contou com a participação do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, do presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, e de vários presidentes de federações estaduais.
O debate contou também com a presença de 50 árbitros e assistentes. Eles se reuniram antes com o presidente Ednaldo Rodrigues e com Wilson Seneme.No evento, o presidente da CBF anunciou a criação de uma reunião semanal com dirigentes das quatro divisões do futebol brasileiro para debater a atuação dos árbitros em cada rodada. O encontro virtual com os integrantes da Comissão de Arbitragem será realizado toda segunda-feira e contará com representantes de cada divisão.
"Eu pensei muito quando eu decidi fazer essas reuniões. Sou assim, eu gosto de ouvir críticas que sejam construtivas e que nos direcionem. O objetivo é melhorar a arbitragem e temos que ter a humildade para ouvir. Tem acontecido equívocos que não eram para acontecer. Quem acompanha os jogos sabe. Essas questões têm que ser discutidas. As críticas ajudam no processo de melhoria", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Para o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, o encontro foi um passo importante para consolidar avanços no futebol brasileiro.
“É muito importante, num momento chave dos campeonatos, dar a oportunidade aos presidentes (de clubes) para falar o que querem no sentido de melhorar a arbitragem. Isso é extremamente democrático. Eles também nos escutaram. Dois pontos ficaram em evidência – a uniformização dos critérios e o uso do VAR, que também precisa de um critério mais bem estabelecido para poder auxiliar os árbitros de campo”, disse Seneme.
Ele ressaltou a importância da criação do foro permanente de discussão que vai reunir clubes, federações, CBF e Comissão de Arbitragem.
“O presidente Ednaldo me deu essa ideia, a gente desenvolveu, foi muito bem aceita pelos clubes. Vai ser uma experiência muito positiva, porque existem muitas dúvidas dos clubes em relação à regra do jogo e aos critérios que os árbitros adotam para determinada situação. A arbitragem brasileira sai muito mais fortalecida de um evento como esse”, prosseguiu Seneme.
O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, disse que a reunião na sede da CBF foi muito proveitosa.
“Importante que aqui foram debatidos alguns caminhos para chegar a um consenso de algumas coisas que de fato precisam ser feitas. E também se chegou a uma metodologia de acompanhamentos desses resultados que a gente espera que venham a surtir efeito, reuniões de acompanhamento semanais onde a gente vai poder avaliar a evolução das arbitragens”, disse Landim.
Marquinhos Chedid, presidente de honra do Red Bull Bragantino, parabenizou a CBF pela determinação de realizar o encontro nesta sexta-feira.
"A reunião foi muito positiva, com a manifestação dos presidentes dos clubes, das federações, um diálogo aberto com a Comissão de Arbitragem. É uma iniciativa para melhorar a competição, de todos os dirigentes, da CBF, das federações, dos clubes, da comissão de arbitragem, de árbitros. Estamos numa direção só, que é de melhorar o campeonato", declarou Chedid.
Ele reagiu de forma positiva à iniciativa da CBF de realizar reuniões semanais da arbitragem com os clubes.
"Essa aproximação é muito importante. Vamos ter esse canal aberto com os Presidentes, a Comissão, a CBF. Isso é fundamental. Parabéns, presidente Ednaldo", acrescentou.
Outro que elogiou a iniciativa foi o presidente do Atlético-MG, Sérgio Coelho.
“Estávamos precisando de um debate longo como esse. Acredito que a partir de agora as coisas tendem a melhorar. É do entendimento de todos que a arbitragem precisa melhorar. Ao mesmo tempo, ninguém tem dúvida de que é uma arbitragem honesta, correta, mas que tem muito erros. Então é preciso que todos se manifestem, falem, para que a gente possa encontrar um caminho para que os clubes sofram menos – isso serve também para os árbitros, que sofrem com tantas reclamações. São seres humanos", disse Sérgio Coelho.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Comentários
Postar um comentário