Associação Shotokan promove exame de faixa com crianças e adolescentes do Projeto social Karatê-Dô Tradicional Esporte Cidadania

Da faixa branca à roxa, os karatecas irão enfrentar seu desafio mais esperado. Neste sábado (31), no Ginásio Dom Aquino, a equipe técnica da Associação Centro América de Karatê Shotokan promove o primeiro exame de faixa do semestre. O evento é voltado à crianças, adolescentes e jovens que frequentam o Projeto Karatê-Dô Tradicional Esporte Cidadania Modulo IV.
Os Exames são realizados pela Comissão técnica seguindo um padrão na sequência executada, em que o sensei técnico qualificado formará a bancada examinadora. A carência entre as faixas é de 4 a 6 meses entre as faixas branca, amarela e vermelha. A carência dos faixas laranja é de 8 meses a 1 ano de prática. A carência dos faixas verdes é de 8 meses a 1 ano e dois meses. E a carência dos faixas roxas de 1 ano e dois meses a 2 anos de prática. Muitos dos karatecas participam pela primeira vez do exame de faixa. Segundo a sensei Vilda, é um dos eventos mais esperados por todos:
“A avaliação motora também faz jus aos ensinamentos que são repassados pelos senseis e auxiliares técnicos permitindo o desenvolvimento técnico e o nível de habilidade geral de cada praticante promovendo um senso de comunidade e progressão através da prática”, explicou a sensei.
Significado das faixas no Karatê
A avaliação garante o nível de aprendizado geral de cada karateca e promove um senso de comunidade e progressão. A sensei explica que cada uma das faixas representa algo diferente:
“A faixa branca é o ponto de partida, simbolizando a pureza e a inocência, usada pelos novos estudantes, representando o começo da jornada no karatê”, detalha.
A faixa amarela, conforme Vilda, representa “a terra onde a semente (o praticante) foi plantada pela primeira vez”.
A faixa vermelha, continua a sensei, sugere motivação, atividade e vontade atraindo vida nova e pontos de partida inéditos. “É a cor do fogo, da paixão, do entusiasmo e dos impulsos”.
A faixa laranja, por sua vez, simboliza o nascer do sol e a energia que cresce dentro do praticante, de acordo com Vilda. “Também estimula o otimismo, generosidade, entusiasmo e o encorajamento, mostra ao praticante que ele deve fortalecer as energias e a sua vontade de vencer”.
A faixa verde no karatê, explica a sensei representa o crescimento e o desenvolvimento contínuo, simbolizando as plantas que crescem forte e saudável.
A faixa roxa, prossegue Vilda, simboliza a inteligência e a expressão criativa do aluno, melhorando as suas habilidades técnicas e desenvolvendo um estilo pessoal iniciando na maturação do conhecimento técnico e teórico. “É a cor da solidificação representando a constância, a disciplina, a uniformidade adquirida e a observação das regras mantidas até aqui, bem como, conexão do praticante com o estilo que lhe foi passado, representado por seus mestres”, conclui a sensei.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Comentários