Nesta sexta-feira (21.06), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e o governador Mauro Mendes participaram do 3º Simpósio Nacional de Patrulhamento Tático, promovido pelo Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) da Polícia Militar, com a finalidade de discutir e planejar estratégias eficazes no combate às facções criminosas que afetam Mato Grosso. Idealizadora do SER Família Mulher, a primeira-dama Virginia Mendes acompanha as ações ostensivas da Segurança Pública no combate às organizações criminosas e tem total apoio das forças de segurança no projeto com o combate aos crimes de feminicídio, violência doméstica e vulneráveis. “As discussões são extremamente importantes. O Governo do Estado tem feito investimentos em tecnologia e estrutura na segurança, mas também precisamos que o Congresso Nacional e o Conselho Nacional de Justiça assumam a missão nesta luta com leis mais duras", ressaltou Virginia Mendes.
O simpósio reuniu mais de 500 participantes, incluindo palestrantes de destaque como o comandante da Rota de São Paulo, Cel. Takahashi, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, o secretário de Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, e o Cel. PM Paulo Fernando Moura Queiroz (Maranhão). As apresentações e debates focaram na necessidade de aprimorar as táticas policiais e legislativas para enfrentar o crescente desafio das facções criminosas em todo o país.
Mauro Mendes levantou uma reflexão contundente sobre os desafios enfrentados pela segurança pública no Brasil, criticando a falta de prioridade dada ao tema e reafirmando o compromisso de MT em liderar iniciativas que promovam um ambiente seguro para todos os cidadãos. “A grande mensagem que vem de Brasília é colocar farda com câmera, isso é um completo absurdo, mais uma hipocrisia e uma inversão completa de valores. Não queremos vigiar os nossos policiais como se eles fossem os grandes criminosos deste país. Se vamos colocar câmera em nossos policiais, então vamos colocar câmeras nos políticos, governadores, membros do Supremo Tribunal Federal e nos parlamentares”.
Durante o evento, o comandante da Rota de São Paulo, Cel. Takahashi, comentou sobre o encontro da primeira-dama Virginia Mendes com os policiais militares da Rota em SP para uma foto, e falou da união dos governos paulista e mato-grossense. “Dias atrás alguns oficiais da minha equipe se encontraram com a primeira-dama Virginia Mendes, e na minha vinda aqui fiquei lisonjeado por conhecê-la. Quero ainda lembrar que a Polícia Militar de MT e SP estão integradas no combate ao crime organizado para termos uma sociedade um pouco mais tranquila e com a sensação de segurança”.O secretário de Estado de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, parabenizou a atuação do Governo do Estado, e na sua palestra, além do tema em discussão, falou sobre as medidas tomadas em São Paulo no combate aos crimes de violência doméstica e feminicídio.
“Quero parabenizar o governador Mauro Mendes pelos esforços e investimentos na Segurança Pública. Em São Paulo, a mulher sob medida protetiva tem o endereço dela em nosso mapa linkado com a tornozeleira do agressor, hoje são 217 tornozelados, essa ação teve início no ano passado, e, desse total 23 foram presos porque descumpriram a medida protetiva. Lá usamos o georreferenciamento e a inteligência social”, pontuou.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Comentários
Postar um comentário