O governador Mauro Mendes (União) confirmou que o Estado de Mato Grosso enfrenta uma queda na arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e alertou para um “sinal amarelo” nas finanças públicas. Durante a nomeação de 30 novos fiscais de tributos estaduais, Mendes destacou que a receita do ICMS não está se comportando como deveria, devido à queda na produção e nos preços das commodities. O governador ressaltou a importância de ter cautela e cuidado com o gasto público, para não comprometer os investimentos no Estado e a qualidade de vida da população.
Por outro lado, o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, apontou que a quebra de 15% na safra de milho e soja, juntamente com a redução de preços, contribuíram para a frustração na receita estadual.
Mendes também destacou o aumento das despesas em relação à receita do Estado, com a folha de pagamento crescendo o dobro em relação ao crescimento da receita no ano passado.
Mendes enfatizou que é necessário ter cuidado para evitar um desequilíbrio nas contas do Estado.
Diante desse cenário, o governo do Mato Grosso reforça a necessidade de um controle rigoroso das despesas e um planejamento financeiro eficiente para garantir a sustentabilidade das finanças estaduais.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Comentários
Postar um comentário