A Defensoria Pública de Mato Grosso, por meio da Escola Superior (Esdep-MT) e do Grupo de Atuação Estratégica em Direitos Coletivos – População em Situação de Rua (Gaedic Pop Rua), vai realizar a 2ª edição do seminário “Rualogia - das Marquises para a Luta, Conhecer para Lutar”, de 4 a 6 de março, no edifício Pantanal Business (av. do CPA), em Cuiabá. O encontro tem como público-alvo pessoas em situação de rua ou com trajetória de rua, integrantes do Movimento Nacional de População de Rua (MNPR), Fórum de População de Rua de Cuiabá, membros do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Estadual para a População em Situação de Rua (Ciamp Municipais e Estadual) e da Defensoria Pública, e trabalhadores da cultura.
“É uma estratégia de educação em direitos para a população em situação de rua que visa a inclusão deles na luta por seus direitos e na construção de políticas públicas garantidoras de direitos”, afirmou a defensora Rosana Monteiro, coordenadora do Gaedic.A formação oferece 60 vagas, sendo 40 para pessoas em situação de rua, dez para membros do Ciamp/Rua e dez para artistas e trabalhadores da área da cultura. Segundo a organização do evento, ainda há vagas disponíveis. Os interessados devem acessar o link (clique aqui) para efetuar a inscrição.
“Nessa edição, vamos trabalhar o acesso à cultura e a sua importância na promoção de dignidade e direitos para as pessoas em situação de rua. A gente capacita, forma, debate, para que eles possam se apropriar do direito que é deles, e possam se engajar nesse protagonismo de luta por direitos”, destacou Rosana.
A programação do evento inclui apresentações na Escola Superior, no edifício Pantanal Business, na avenida Historiador Rubens de Mendonça (av. do CPA), a exibição de um filme no Cine Teatro Cuiabá, no centro histórico, além de diálogos culturais, oficina de contação de histórias e roda de conversa.
O encontro vai promover a formação em “Rualogia: Conhecimento de mundo, Vivências nas Ruas, e Educação Popular Freiriana”. Em 2023, a capacitação ocorreu de 12 a 14 de setembro.
“A Rualogia é uma formação muito importante para nós lideranças e para a população de rua porque ali vamos aprender a lutar e a importância de um coletivo nas lutas, porque juntos somos mais fortes. Nessa formação que conhecemos nossos direitos, que na maioria das vezes são violados”, revelou Rubia Cristina, 40 anos, coordenadora do Movimento Pop Rua em Mato Grosso.
Rubia conta que viveu 20 anos em situação de rua. “A Defensoria nos proporciona oportunidades de aprender que nunca é tarde para avançarmos em busca de nossos sonhos. O sonho da população em situação de rua é a moradia. A casa própria é a luta maior do movimento”, arrematou.
Confira abaixo a programação do seminário.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Comentários
Postar um comentário