A terceira edição do “FliSesc” será realizada, simultaneamente, em Cuiabá e Rondonópolis, entre 16 e 19 de novembro. No sábado (18), os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2022 estarão no Sesc Arsenal, em Cuiabá, às 19h, para falar sobre suas obras e vivências, durante a ‘Festa Literária do Sesc’ (FliSesc). O evento promovido pelo sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), recebe os escritores Pedro Augusto Baía e Taiane Santi Martins, que venceram nas categorias conto e romance, respectivamente, para um debate sobre os temas. O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslsau de Souza Júnior, avalia que, mais do que oferecer uma oportunidade, o concurso é responsável por identificar novos escritores e elevá-los em âmbito nacional, renovando o panorama literário brasileiro desde 2003. “É importante incluirmos o prêmio na programação da Flisesc, pois a Festa Literária deve valorizar as produções ao mesmo tempo em que proporciona a troca de conhecimentos. Isso demonstra a qualidade da produção nacional e o incentivo à escrita”, pontua.
Pedro é de Abaetetuba, Pará, cresceu em contato com a literatura artesanal feita por escritores da região, que enalteciam o folclore amazônico e ribeirinho. Hoje, aos 37 anos, o analista judiciário e doutor em Psicologia é autor do livro ‘Corpos Benzidos em Metal Pesado’.
A obra reúne contos que formam um mosaico da região norte do Brasil, em todas as suas facetas: a floresta, os indígenas, a industrialização, a precarização das cidades, a violência com os desfavorecidos, a desigualdade e a comunhão com a natureza.
“O livro nasceu da junção de vários acontecimentos, a violência política, principalmente contra as minorias LGBTQIA+, negros, indígenas e quilombolas; o episódio dos grandes incêndios florestais no Pará, entre 2018 e 2019; e os grandes impactos ecológicos nos rios e florestas da região onde resido, causados por um polo industrial a partir da poluição por metais pesados”, explica Pedro.
Já Taiane se encantou pela literatura ainda criança, época em que sua mãe lhe contava histórias, mas foi somente na faculdade que se tornar escritora passou a ser um objetivo. Hoje, graduada em Letras e também em História, a gaúcha, de 35 anos, é autora do romance ‘Mikaia’.
O livro narra a história de três gerações de mulheres que viveram e fugiram da guerra civil moçambicana. O desenrolar da trama trabalha a memória entre as tentativas em recuperar um passado roubado e a resistência em renunciar a uma infância inventada e cultivada às custas do esquecimento.
‘Mikaia’ foi fruto da tese de Taiane, doutora em Escrita Criativa. “A imagem de uma mulher dançando no centro de uma roda me acompanhou por anos. Meu trabalho foi descobrir quem era essa mulher, e do questionamento surgiu o desafio de escrever uma narrativa de ficção onde eu pudesse desenvolver literariamente temas e conceitos que já vinha estudando ao longo de todo meu percurso acadêmico, em especial o conceito da memória”, explica.
Desde abril, Pedro e Taiane têm viajado para divulgar suas obras e ambos definem a experiência como enriquecedora. “É muito bonito encontrar leitores de diversas regiões do país e descobrir tanta coisa em comum. É uma grande alegria participar da FliSesc em Cuiabá, estou bastante entusiasmado e curioso para descobrir quais pontes serão construídas entre o meu livro e os leitores”, diz Pedro.
Taiane completa que a literatura é conexão, é troca, não tem como sair a mesma pessoa. “Levo comigo um pouquinho de cada lugar que passei, de cada pessoa com quem conversei. Estou redescobrindo o encanto de nosso país, de nossa gente”, finaliza.
FliSesc
A terceira edição da ‘Festa Literária do Sesc’ (FliSesc) será realizada nas unidades Sesc Arsenal, em Cuiabá, e Rondonópolis, simultaneamente, entre os dias 16 e 19 de novembro. O tema do evento será ‘De Encontro aos Elementos da Natureza’ e contará com apresentação de teatro, música e literatura, oficina de lettering, feiras literárias, debates e palestra com autores. Confira a programação completa aqui.
O evento busca incentivar, fomentar e potencializar as práticas literárias em suas diversas manifestações, por meio de um intercâmbio cultural.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Assessoria/Caminho político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Comentários
Postar um comentário