Professora Maria das Graças, do PPGG, ganha prêmio em solenidade “Prêmio Mulheres Negras”

Por essa razão, essa homenagem representa um grande marco na ciência geográfica e é muito importe para o PPGG/UNIR. No próximo sábado (11), a Professora Maria das Graças Silva Nascimento Silva, a nossa Gracinha, será uma das 10 mulheres homenageadas pelo “Prêmio Mulheres Negras”, pelo seu legado na educação superior no combate ao racismo. A solenidade acontecerá no Teatro Guaporé, às 18h30.
O “Prêmio Mulheres Negras que escreveram histórias” é um evento realizado pela Secretaria de Assistência Social e Família – SEMASF e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Porto Velho – COMPIR para homenagear mulheres que se destacaram no combate ao racismo e a opressão de gênero na educação, no empreendedorismo, na ciência, na religião e outras áreas. No Brasil essa data homenageia Tereza de Benguela e a Mulher Negra pela Lei nº 12.987/2014, símbolo de resistência, foi a grande guerreira e heroína que liderou o povo negro a frente do Quilombo do Piolho ou do Quarinterê, que existiu na fronteira entre os estados do Mato Grosso e Rondônia durante o Séc. XVII. Em Rondônia, somente em 2018 foi instituído por meio da Lei Nº 4.266/2018 como marco à “Memória de Tereza de Benguela e do Dia da Mulher Negra” e que foi seguido pelo município de Porto Velho com a Lei nº 2.833/2021. Por essa razão, essa homenagem representa um grande marco na ciência geográfica e é muito importe para o PPGG/UNIR.
Nós parabenizamos a Profª Gracinha pela trajetória no combate ao racismo, à opressão de gênero e pela luta pelas causas sociais, fazendo humanidades na Geografia e sendo uma pessoa socialmente justa dentro da ciência.
Assessoria/Caminho Politico
@caminhopoliticomt @cpweb
Curta nosso instagram: @caminhopoliticomt

Comentários