Manter uma alimentação equilibrada e nutritiva é um grande desafio nos dias de hoje. A correria da vida moderna e a grande quantidade de alimentos com baixo valor nutricional, muitas vezes podem causar deficiências de nutrientes em nosso organismo. Nesse contexto, a suplementação alimentar é fundamental, na busca por mais saúde e qualidade de vida, especialmente para pessoas com mais de quarenta anos. O avanço da idade frequentemente está associado à diminuição da absorção de nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e proteínas. Fatores como uma dieta desequilibrada, entre outros, podem agravar essa situação. A principal indicação da suplementação é agir como um complemento valioso, preenchendo as lacunas nutricionais e assegurando o fornecimento adequado de elementos essenciais para o organismo.
A osteoporose e a sarcopenia são condições comuns em pessoas idosas, levando a uma diminuição da densidade óssea e da massa muscular, respectivamente. “Com a suplementação, é possível acrescentar uma alta quantidade de proteína, por exemplo, já que este nutriente ajuda no fortalecimento muscular, prevenindo a sacorpenia e outras doenças ligadas a perda de massa muscular. Também é importante a ingestão adequada de outras vitaminas e minerais, como a vitamina D e cálcio, por exemplo, para a fortificação dos ossos”, explica a nutricionista Mariana Ferreira de Almeida.
Vitaminas, minerais e outros nutrientes desempenham papéis cruciais em várias funções do corpo. A falta desses elementos pode levar a uma série de problemas, incluindo fadiga, fraqueza, comprometendo a imunidade e causando problemas de saúde. “Não sendo corrigida a longo prazo, a carência nutricional da vitamina D pode causar uma deficiência nutricional mais grave, como o raquitismo e até mesmo a osteoporose”, explica Mariana.
Suplementação para todas as idades
A suplementação é benéfica para todas as idades, mas é especialmente vital em certas fases da vida, como durante a gestação, a infância e a terceira idade. Nesses casos, a demanda por nutrientes aumenta consideravelmente. Com a ingestão de suplementos específicos, é possível garantir os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do feto, o crescimento das crianças e a manutenção da vitalidade na terceira idade.
Orientação profissional
É importante ressaltar que a suplementação deve ser feita de forma consciente e orientada por profissionais qualificados. A dose e o tipo de suplementos necessários podem variar de acordo com as necessidades individuais, a idade, o estilo de vida e as condições de saúde.
Assessoria/Caminho Politico
@caminhopoliticomt cpweb
Curta nosso instagram: @caminhopoliticomt
Comentários
Postar um comentário