Seminário promovido pelo REM MT fomenta troca de experiências entre órgãos ambientais e profissionais da fiscalização

Representantes das Secretarias de Meio Ambiente de Mato Grosso, do Pará, IBAMA e Ministério do Meio Ambiente, bem como profissionais da área de fiscalização ambiental se reuniram no Seminário "Políticas Públicas Inovadoras, Comando e Controle e Mudanças Climáticas" para compartilhar experiências, discutir estratégias e promover ações conjuntas em prol do meio ambiente.
O seminário, que aconteceu no Hotel Delmond, em Cuiabá, nos dias 10 e 11 de outubro, foi uma iniciativa inovadora promovida pelo Programa REM MT. A coordenadora do Subprograma Fortalecimento Institucional e Políticas Públicas Estruturantes (Fippe), Francieli Nascimento, cita que a troca de experiências em casos de sucesso no combate ao desmatamento ilegal fortalece o avanço do estado de Mato Grosso para confrontar ilícitos ambientais.
“Mato Grosso tem bons resultados no combate à fiscalização, nós alcançamos uma redução de 13%, conforme o último Prodes (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite), mas o desafio ainda é muito grande. Precisamos evoluir muito! E pra isso a gente traça novas estratégias, para ter novos resultados. E a experiência de casos de sucesso de outros órgãos fora de Mato Grosso são inspirações a serem adotados por aqui também”, pontua a coordenadora.
Há 29 anos como servidora da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), Suely da Costa Campos comenta que o seminário foi um dos mais importantes que já participou, pois acredita ser essencial a troca de boas práticas para a conservação da biodiversidade e o combate às mudanças climáticas.
“Levar nossa experiência e trazer experiência de outros, isso aprimora os trabalhos que desenvolvemos dentro da secretaria e aprimora também a de outras que vem até aqui. Essa troca de informação é fundamental para melhoria da ação mais efetiva dos trabalhos que nós desenvolvemos, porque quanto mais compartilharmos as experiências, mais soluções nós podemos resolver em conjunto”, cita Suely. A analista destaca ainda que o trabalho em equipe só ajuda a fortalecer o combate aos crimes ambientais.
“Acredito muito no coletivo, acredito que o coletivo pode ter novas perspectivas diante de um determinado problema e apresentar soluções para ele. Ter mais pessoas pensando, sempre é melhor. Então, na questão não só de democratizar informação, mas também a participação, me parece muito importante, tenho que parabenizar o REM por ter tido a ideia e o êxito na apresentação desse seminário”, comenta Suely.
Por sua vez, a analista ambiental da Sema, Laurienne Borges, relata que as apresentações do IBAMA foram esclarecedoras. “Achei o evento muito positivo, as palestras excelentes, tivemos oportunidade de ver coisas diferentes, como, por exemplo, a metodologia de tratamento de dados do pessoal do IBAMA e os casos de sucesso de fiscalização onde ocorre o embargo e remoção de gado, que são situações onde o Estado de Mato Grosso está buscando se aprimorar”, disse.
Ela reforça que participar do seminário é primordial para aprimorar técnicas e adquirir mais conhecimento.
“Um evento como esse é muito importante pra gente aprimorar ainda mais nosso trabalho, tanto da perspectiva operacional, técnica, quanto de metodologias de trabalho. Através das experiências vividas pelos colegas do Pará, do Acre, do Ibama, os casos de sucesso se transformam numa referência de aprimorar o trabalho de fiscalização do Estado”, relatou.
Assessoria/Caminho político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
#CALOTEDÍVIDAMILIONÁRIAPREFEITURAdeCUIABÁR$165Milhões
#renunciaemanuel #chicocinquentinha
#renunciestopaRADO #STOPAradoNAmutretagem
#NÃOreelezaVEREADORESemCUIABÁ
#FACISTASpoliticosRELIGIOSOSnunca!
#casadoshorrores #casadamutreta

Comentários