Grêmios estudantis debatem ações de prevenção ao suicídio com estudantes e professores

Grêmios Estudantis de 21 escolas da Rede Estadual de Ensino em Rondonópolis realizaram ações de campanha de prevenção ao suicídio, em alusão ao "Setembro Amarelo". Durante as ações, a comunidade estudantil participou de discussões sobre o tema nas redes sociais e rodas de conversas, além de se reunir em passeata pelas ruas centrais da cidade.
Conforme o representante dos grêmios na Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Leonardo Coelho, o objetivo das ações foi sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de se falar sobre a saúde mental e as redes de proteção foi alcançado.
Coelho destacou que a campanha do Setembro Amarelo abordou o suicídio como uma questão de saúde pública e permitiu que as pessoas discutissem abertamente suas experiências e sentimentos, abrindo caminho para ações preventivas.
“As conversas realizadas durante o período foram o destaque das ações, e envolveram estudantes do ensino médio e profissionais da Educação. Levamos jovens e adultos a refletirem sobre as causas e a prevenção ao suicídio, promovendo uma mobilização que ainda repercute”, afirmou.
Para o assessor pedagógico e um dos representantes dos grêmios, Guilherme Augusto Vieira, fomentar uma discussão como essa leva a juventude a refletir sobre o protagonismo e saúde mental. “Nos dedicamos muito em um momento de engajamento entre toda a comunidade estudantil”.
A diretora regional de Educação de Rondonópolis, Andréia Cristiane de Oliveira, afirmou que as ações do Setembro Amarelo foram de suma relevância, pois contribuíram para reduzir o estigma associado ao suicídio e aos problemas de saúde mental. Ela destacou que a campanha encorajou as pessoas que estão sofrendo a buscar ajuda sem medo de julgamento ou discriminação.
Césa Mara de Moraes Vieira Zimpe, diretora-adjunta da DRE, observou que o evento promoveu a escuta e a atenção aos sinais de alerta, fatores de risco e estratégias de prevenção do suicídio por parte dos profissionais da educação. Ela enfatizou que quanto mais as pessoas souberem sobre o assunto, mais eficaz será a prevenção.
Além dos grêmios, também estiveram envolvidos nas ações a Diretoria Regional de Educação (DRE) do polo Rondonópolis, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio da Vara da Infância e Juventude de Rondonópolis, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - 1º subseção, e a Promotoria da Vara da Infância e Juventude.
Assessoria/Caminho político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
#CALOTEDÍVIDAMILIONÁRIAPREFEITURAdeCUIABÁR$165Milhões
#renunciaemanuel #chicocinquentinha
#renunciestopaRADO #STOPAradoNAmutretagem
#NÃOreelezaVEREADORESemCUIABÁ
#FACISTASpoliticosRELIGIOSOSnunca!
#casadoshorrores #casadamutreta
#CASAdosHORRORESedaRACHADINHA

Comentários