Profanação do livro sagrado do islamismo poderá acarretar multa e prisão de dois anos. Recentemente, queima das escrituras em países nórdicos provocou protestos no mundo muçulmano. O governo da Dinamarca apresentou nesta sexta-feira (25/08) um projeto de lei que proíbe a profanação de cópias do Alcorão, incluindo a queima do livro sagrado do islamismo. A decisão foi tomada após atos desse tipo no país, que desencadearam protestos em várias nações muçulmanas.
A lei "proíbe o tratamento inadequado de objetos de significado religioso importantes para uma comunidade religiosa", afirmou o ministro da Justiça dinamarquês, Peter Hummelgaard.
A medida tem como objetivo evitar que estes itens sejam queimados ou pisoteados em locais públicos. O governo rejeitou objeções apresentadas por alguns partidos de oposição que alegavam que a proibição violaria a liberdade de expressão.
"O ato de desdém e hostil" de queimar uma cópia do Alcorão "prejudica a Dinamarca e os interesses dinamarqueses", argumentou o ministro. "Não podemos continuar sentados de braços cruzados enquanto alguns indivíduos fazem tudo o que podem para provocar reações violentas", destacou. "Acredito fundamentalmente que há formas mais civilizadas de expressar os pontos de vista do que queimar coisas".
Lei também se aplica à Bíblia e à Torá
Uma disposição legal também se aplicará à profanação de outros livros sagrados, como Bíblia cristã e a Torá judaica, e a símbolos religiosos como o crucifixo. Os infratores poderão ser punidos com multa e prisão de dois anos.
Nos últimos meses, várias cópias do Alcorão foram profanadas durante protestos em países nórdicos.A queima de cópias do Alcorão recentemente na Suécia provocou grandes manifestações no Iêmen e no Iraque, onde a embaixada sueca foi incendiada e os funcionários repatriados temporariamente.
Vários governos de países de maioria muçulmana alertaram que permitir estes atos de profanação podem ter consequências nas relações diplomáticas.
Na semana passada, a Suécia elevou seu nível de alerta terrorista para o segundo mais alto pela primeira vez desde 2016, em meio a temores de ataques de pessoas irritadas com essas ações.
le (Lusa, ots)Caminho político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
#CALOTEDÍVIDAMILIONÁRIAPREFEITURAdeCUIABÁR$165Milhões
#renunciaemanuel #chicocinquentinha
#renunciestopaRADO #STOPAradoNAmutretagem
#NÃOreelezaVEREADORESemCUIABÁ
#FACISTASpoliticosRELIGIOSOSnunca!
#casadoshorrores #casadamutreta #CASAdosHORRORESedaRACHADINHA
Comentários
Postar um comentário