“Apoio da Secel me deu a oportunidade de expor meu trabalho para o mundo”, afirma empreendedora criativa de MT

A empreendedora de Terra Nova do Norte (650km de Cuiabá) Gisele Bido participou da Feira de Exposição de Produtos de Sociobiodiversidade durante o evento "Diálogos Amazônicos", realizado em Belém (PA) durante esta semana. Idealizadora do projeto ArtGi, especializado na produção de artigos em madeira e engajado na sustentabilidade, ela reforçou a importância do Governo de Mato Grosso apoiar a aceleração de negócios criativos. “O apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), foi um divisor de águas para o meu empreendimento. Antes a gente não sabia como mostrar o nosso trabalho para a sociedade e nós não possuíamos instalações e as máquinas adequadas para trabalhar, mas o impulso que a Secel nos deu, com capacitações e recursos, através do edital Move-MT, foi como um foguete. Assim conseguimos deslanchar e dar o up para o nosso negócio. Sem a Secel eu não seria a ArtGi e não estaria vivendo a experiência de expor meu trabalho aqui”, destacou Gisele, ressaltando que o intuito de seu projeto é visar a preservação do meio ambiente, o reflorestamento e o aproveitamento da matéria prima. Bruno Pitarello, de Alta Floresta (790 km), está à frente do Ponto AgroEcológico Dente-de-Leão, um espaço que promove turismo de experiência a baixo custo por meio de estruturas de um hostel ecológico.
“Eu não imaginava a possibilidade de ter a Secel apoiando esse tipo de ação ligada ao meio ambiente, mas eles estão enxergando o potencial de iniciativas como essa, que visa a sustentabilidade dos biomas locais”, observou o biólogo.
O espaço de Bruno é pensado e construído com os princípios da permacultura e da agroecologia, em um contexto comunitário de agricultura familiar, que tem como estratégia a conservação a floresta.
“Esse olhar da Secel para empreendimentos que visem a floresta em pé e as comunidades rurais é muito significativo, pois é através destes editais que conseguimos estruturar o nosso negócio, aliando a geração de renda e a preservação ambiental”, pontuou Pitarello.
Gisele Bido e Bruno Pitarello foram selecionados em editais da secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, e representam os empreendedores criativos de Mato Grosso na feira.
“Além da experiência de mercado e do networking, percebemos a relevância de trazer dois dos nossos expositores para cá. Assim, observamos os resultados de uma política pública pensada em desenvolver os projetos de forma continuada e integrada nas discussões do evento”, afirmou Keiko Okamura, superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa na Secel.
O secretário adjunto de Cultura, Jan Moura, esteve com os mato-grossenses na capital paraense e ressaltou a importância de manter o acompanhamento dessas empresas, comprovando os investimentos do Governo do Estado em políticas públicas pautadas no desenvolvimento sustentável através de economias críticas e verdes.
“Nesse importante território de debate e construção de políticas públicas para a preservação e sustentabilidade, Mato Grosso apresenta dois importantes exemplos de projetos sustentáveis. São iniciativas que contam com o fomento do Governo e que mostram nosso potencial para o Brasil e o mundo”, destacou Jan.
Assessoria/Caminho político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
#renunciaemanuel #chicocinquentinha
#renunciestopa
#NÃOreelezavereadoresemcuiabá
#FACISTASpoliticosreligiososNÃO
#casadoshorrores #casadamutreta

Comentários