Vai fazer frio em Cuiabá? Sim e tem dicas para evitar sobrecargas de energia

A chegada de uma massa de ar fria em Mato Grosso está causando uma queda brusca nas temperaturas. A previsão para esta semana é de máxima de 18º graus até sexta-feira. E se tem uma inversão tão forte no clima, é preciso ter um cuidado especial com equipamentos que serão usados de forma intensa no frio e que por causa disso, acabam ficando de lado na maior parte do tempo em Mato Grosso. Um deles é o chuveiro. “É um utensílio que a gente pouco usa em potência máxima no ano por causa do calorão em Cuiabá. Mas se a instalação elétrica não estiver bem dimensionada, é nessa hora que os problemas aparecem. Então é importante estar com a manutenção em dia e nada de manusear o chuveiro com ele em uso. A água em si pode causar choques”, destaca o coordenador de saúde e segurança da Energisa, Heitor Galdino, que complementa: “trocar tomadas com mau contato, verificar emendas e conexões e adequar os circuitos para suportar a potência dos equipamentos utilizados são medidas preventivas que fazem toda a diferença, evitando um dos perigos mais comuns relacionados à eletricidade: a sobrecarga”.
Outra dica importante é não usar tomadas compartilhadas por conectores (os chamados benjamins) de procedência duvidosa ou subdimensionados para a potência dos aparelhos. Por exemplo, ligar secador de cabelo no mesmo conector e ao mesmo tempo uma escova elétrica.
Segurança é coisa séria
Segundo o último relatório divulgado neste ano pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos de Eletricidade (Abracopel), o Brasil registrou 590 acidentes com incêndios causados por sobrecarga de instalações elétricas. Já em 2022, esses números saltaram para 874 ocorrências. Veja então mais dicas de segurança:
- Percebeu algum cheiro diferente, fumaça ou barulho estranho em equipamentos elétricos, desligue-os imediatamente. O mesmo vale para aparelhos ou tomadas que estão superaquecendo.
- Siga as indicações dos fabricantes. Leia o manual ou entre em contato com o fabricante. O mau uso pode gerar acidentes.
- Certifique-se de que sua casa suporta a corrente elétrica dos equipamentos, principalmente os que puxam mais carga.
- Com eletricidade não se brinca. Se for mexer em instalações elétricas, chame alguém capacitado. Vida em primeiro lugar.
Na dúvida, busque um dos canais de atendimento da Energisa. São eles: Aplicativo Energisa On, energisa.com.br, Call Center: 0800-646 4196 e WhatsApp (Gisa) (65) 9 9999-7974.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt
#renunciaemanuel
#renunciestopa
#NÃOreelezavereadoresemcuiabá

Comentários