TRADIÇÃO: ‘Bulixo’ retorna ao Sesc Arsenal, em Cuiabá, nesta quinta-feira

Cuiabanos podem curtir atrações culturais gratuitas ofertadas aos visitantes. A ‘Feira Cultural e Gastronômica Bulixo’ retorna às varandas do Sesc Arsenal, em Cuiabá, nesta quinta-feira (19), a partir das 19h30. O evento é uma tradição entre os cuiabanos, sendo consolidado como um convite para sentar à mesa com os amigos e curtir as atrações culturais gratuitas da semana. Os corredores do prédio histórico voltam a serem ocupados pelos ‘bulixeiros’, vendedores que ofertam comidas típicas e artigos artesanais. As delícias são mais que simples refeições por carregarem significado afetivo, em sua maioria, são receitas compartilhadas há muitos anos em família, passadas de geração a geração. 
Além do valor histórico, os alimentos são avaliados por uma curadoria do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) que confirma a procedência manual e produção caseira - já que é proibida a venda de refeições feitas em escala industrial -, e também a relação dos culinaristas com o prato.
Exposição ‘Toda hora, é hora. Esporte é agora!’
A exposição ‘Toda hora, é hora. Esporte é agora!’ será aberta ao público nesta quinta, às 18h. A mostra trabalha os eixos do equilíbrio, força, resistência e brincadeira por meio de atividades esportivas arquitetadas em caixas compensadas que se abrem para receber crianças e adolescentes. O objetivo é que o público se movimente, se divirta e até arrisque passos de dança. Na galeria do Sesc Arsenal, as caixas irão compor o espaço expositivo em conjunto com brinquedos e trabalhos visuais que remetam à tipos de esportes e brincadeiras tradicionais, buscando levar os visitantes a uma imersão no tema.
Brincando no Jardim
O jardim do Sesc Arsenal se transforma em uma grande arena de brincadeiras. Os recreadores do espaço de cultura irão levar as crianças a explorar sua imaginação por meio de jogos que estimulam a troca social entre os pequenos visitantes e o desenvolvimento do conhecimento com recursos lúdicos.
Sobre o Sesc-MT
Desde 1947, o Sesc-MT promove ações socioeducativas destinadas ao bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral.
As ações desenvolvidas estão distribuídas nos seguintes programas: educação, saúde, cultura, lazer a assistência. Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt

Comentários