‘SOMOS CONTRA ESSE MOVIMENTO’: Liderança Haliti-Paresi denuncia que homem branco manipula indígenas e financia fechamento de estradas

Em mensagem de áudio, a liderança da Associação Halitinã promete articular nota de repúdio ao MPF para colocar fim ao movimento que estaria sujando a imagem dos indígenas. A Associação Halitinã representa 46 aldeias dos povos Haliti-Paresi e não apoia o movimento de bolsonaristas que questionam e não aceitam o resultado da eleição presidencial. Uma de suas lideranças mais respeitadas manifestou em um grupo de Whatsapp seu inconformismo com a participação de um pequeno grupo de irmãos indigenas no movimento de obstração do trafégo em rodovias. 
A liderança denuncia que o homem branco manipula e financia esses atos. Ele reclamou ainda que quando fez movimentos na Serra de São Vicente nunca teve ajuda do homemm branco.
"Eu como liderança, nós vamos posicionar contra esse movimento; contra esse movimento, nós somos da Associação Halitinã, que representa 46 aldeias e nós vai ter que repudiar este movimento que está acontecendo nas estradas e está sujando a nossa imagem, de todo os povos Haliti-Paresi", diz o cacique Nedino Cintra Nascimento Maizokie, em áudio acessado pela reportagem deste site.
Em outro trecho do áudio acessado pela reportagem, a liderança emenda: "Que eu vou manifestar daqui pra frente. Eu tô articulando pra fazer nota de repúdio ao Ministério Público, ao setor competente para tomar providência. Isso tá sujando a nossa imagem do povo Haliti-Paresi".
O cacique afirmou ainda: "Hoje nós somos manipulados pelo homem branco". Sobre o movimento, o indigena foi categórico: "Com certeza tem financiamento de homem branco".
Na íntegra, a manifestação da liderança indigena contra o movimento golpista de fechamento de rodovias.
Quero aqui esclarecer como liderança Haliti-Paresi. Nós da Associação Halitinã nós está sendo envolvido, inclusivemente nós da associação vamos se juntar como liderança. Com certeza, se o cacique geral estivesse vivo, não tava acontecendo esse tipo de negócio.
Quem gostou da minha fala ou não gostou. Eu sou uma pessoa que não tenho medo de falar. Eu como liderança, nós vamos posicionar contra esse movimento; contra esse movimento, nós somos da Associação Halitinã, que representa 46 aldeias e nós vai ter que repudiar este movimento que está acontecendo nas estradas e está sujando a nossa imagem, de todo os povos Haliti-Paresi.
Isso é minha colocação.
Quem tá fazendo parte desse grupo, se gostou ou não gostou, pra mim ... Eu vou se movimentar agora devido a essa situação que tá acontecendo, mas que tem que parar com isso. Vamos pensar quanto família da gente tá morrendo, enquanto as pessoas ta ... (inaudível), ninguém olha pra isso, enquanto nossa saúde tá precária, que acabou, enquanto nossa educação tá cabando, ninguém tá olhando pra isso.
Hoje nós somos manipulados pelo homem branco.
Quando nós fazia movimentos, principalmente no São Vicente, sempre foi só índio sem mistura. Que dia que um homem branco foi ajudar? Com certeza tem financiamento de homem branco. Quem doer que doeu. Vou falar a partir de agora e quem tiver coragem pode vir na minha casa. Que eu vou manifestar daqui pra frente.
Eu tô articulando pra fazer nota de repúdio ao Ministério Público, ao setor competente para tomar providência. Isso tá sujando a nossa imagem do povo Haliti-Paresi. Aqui eu falo apenas do povo Haliti-Paresi. Quem gostou ou não gostou pode falar no grupo, que eu não tenho medo. Agora eu vou levantar a minha cabeça.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Comentários