3ª Ação da Rede S.O.S AVC alerta população sobre os tratamentos e prevenções da doença

Evento será realizado dia 29 (sábado), no Parque das Águas, das 07 às 12 horas. Para alertar a população sobre os tratamentos e prevenções do Acidente Vascular Cerebral, a rede S.O.S AVC, da prefeitura de Cuiabá, realizará a 3ª ação em alusão ao Dia Mundial de Combate ao AVC, celebrado em 29 de outubro. A programação será no período da manhã do dia 29/10 (sábado), no Parque das Águas, das 07 às 12 horas. O evento contará com treino funcional, aula de dança, massagem, auricultura, DJ, banda do Corpo de Bombeiros e polo de vacinação para crianças acima de 12 anos. O AVC é uma das maiores causas de morte e de seqüelas neurológicas no mundo. Em Cuiabá, a rede S.O.S AVC foi criada em 2019, pela gestão Emanuel Pinheiro, no Hospital Municipal São Benedito. Em março do ano de 2021, passou a funcionar no Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” (HMC), ambas as unidades hospitalares são geridas pela Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP). Segundo a coordenadora da rede S.O.S AVC, Andrea Bianchi, o programa já beneficiou 1.650 pessoas. “O tratamento adequado na fase precoce significa redução da hospitalização, da incapacidade, da mortalidade e do custo previdência social, além de outros benefícios. A rede S.O.S. AVC oferece atendimento integrado, com foco no paciente, priorizando diagnóstico imediato e a rapidez na intervenção”, destacou.
O neurocirurgião Wilson Novais, que está à frente da rede S.O.S AVC, destacou que o diagnóstico precoce e a agilidade são importantíssimos para a recuperação dos pacientes. “É preciso ficar atento a alguns sintomas mais comuns do AVC, como boca torta, dificuldade para falar, confusão mental, perda visual, perda de força de um dos lados do corpo, dificuldade para andar, dor de cabeça de início rápido e intensa e crise convulsiva”, alertou.
O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Paulo Rós, informou que a equipe da neurocirurgia da rede S.O.S AVC, que atua no HMC, se mantém em prontidão para imediato diagnóstico e tratamento e que, o protocolo para atendimento de pacientes com suspeita de AVC é via SAMU ou central de regulação.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Comentários