Objetivo é propiciar a troca de experiências entre os municípios; Iniciou na segunda-feira (22/08) o Encontro Estadual de Boas Práticas do Programa Criança Feliz. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Coordenadoria de Gestão de Programas e Projetos do Sistema Único de Assistência Social (Suas), e conta com a participação das secretarias municipais de Assistência Social que integram o Criança Feliz, além de 70 servidores da área que atuam em Mato Grosso.
O encontro tem o objetivo de fortalecer a temática da importância da Primeira Infância, com participação ativa dos municípios que fazem parte do Criança Feliz no Estado. “Essa troca de experiência é essencial para aprimorar e qualificar o atendimento prestado às crianças e às famílias que participam do programa”, explica a coordenadora de Programas e Projetos da Setasc, Luciana Alves Rodrigues.
Na segunda-feira, o evento iniciou com a apresentação das ações de visita domiciliar e o fortalecimento da parentalidade responsiva. No período vespertino, os participantes puderam exibir as práticas adotadas em seus municípios, com relatos em fotos, vídeos e depoimentos.
Entre essas ações está o trabalho desenvolvido em Apiacás. Alana Maiara de Oliveira, que é visitadora do Criança Feliz no município, relata que uma das atividades realizadas pela equipe do Programa Criança Feliz é um encontro com as mães para falar sobre a importância do brincar na primeira infância e sobre os vínculos afetivos. “Realizamos o encontro em uma tarde e convidamos a psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para palestrar sobre o tema. Ela também interagiu com as mães, que puderam tirar dúvidas sobre o assunto e trocar conhecimentos”, destaca.
Já a supervisora da equipe de Ipiranga do Norte, Vera da Silva Cunha, falou sobre os desafios práticos na execução do programa. “Um dos obstáculos foi criar a rotina do agendamento prévio, com dia e horário definido para visita. Essa medida garante maior efetividade e motiva a equipe a alcançar o quantitativo mensal de visitas domiciliares”, salienta.
O encontro segue nesta terça-feira (23/08), com apresentação das práticas dos municípios, no período da manhã. À tarde haverá palestra “Práticas de Literacia na Primeira Infância”, com a especialista em Educação Infantil e Psicopedagoga, Suzy Costa.
Sobre o Programa Criança Feliz
O Programa Criança Feliz é desenvolvido em Mato Grosso em parceria entre a Setasc e as secretarias municipais de Assistência Social, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.
Atualmente, 54 municípios aderiram ao programa que atende crianças de zero a 03 anos com famílias inscritas no Cadastro Único, levando em conta os critérios de vulnerabilidade. O programa atende também crianças de zero a 06 anos de famílias favorecidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou afastadas do convívio familiar, em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Recentemente a nova portaria definiu o amparo para crianças até seis anos que sejam órfãos do Covid-19.
Entre os principais objetivos do Criança Feliz estão promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais; e mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem.
Funcionamento
A principal ação do Criança Feliz é a realização de visitas domiciliares às famílias incluídas no programa. A ação, que é realizada pelos visitadores, favorece a aproximação e o conhecimento das características, potencialidades e necessidades de cada contexto, resultando em propostas de intervenção específicas para cada família participante.
O acompanhamento e as orientações prestadas pelos visitadores do Criança Feliz durante as visitas domiciliares fortalecem os vínculos e as competências da família para o cuidado das crianças, promovendo a prevenção, a proteção e o desenvolvimento infantil na primeira infância.
Saiba mais sobre o Programa Criança Feliz no site da Setasc-MT.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Comentários
Postar um comentário