SOUTH SUMMIT BRASIL: “A nova ordem mundial é se relacionar”, afirma Maurício Munhoz durante o maior encontro de tecnologia do Mundo

O evento reúne mais de 70 países, todos imersos na busca por ideias inovadoras e agentes financiadores para novos projetos.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci), Maurício Munhoz participou durante toda essa semana, de um dos maiores eventos mundiais de inovação e tecnologia, o South Summit Brasil. O encontro é realizado no Centro de Empreendedorismo e Inovação (IE University), no Cais Mauá, em Porto Alegre (RS). A edição brasileira espera reunir até o final do evento nesta sexta-feira, 06.05, mais de 1 mil startups, 500 palestrantes e visitantes de mais de 70 países, todos imersos na busca por ideias inovadoras e agentes financiadores para novos projetos.
“É network puro! Foram três dias de relacionamento com representantes do mundo inteiro. Estamos falando de uma das maiores redes de conexão científica, inovadora e tecnológica do mundo. E Porto Alegre não foi escolhida por acaso para sediar esse turbilhão de inovações. Aqui [Porto Alegre] estão localizados mais de 15 parques tecnológicos reconhecidos internacionalmente e que obedecem a conceitos globais de prospecção, conexão e de aceleração de negócios. Eles se relacionam com o mundo, simplesmente reunidos em uma sala e conectados à rede. Isso é se adaptar às novas tendências mundiais”, defendeu Maurício Munhoz.
Em Mato Grosso, a proposta do Governo do Estado é introjetar um novo perfil de relacionamento para as ações que envolvem o Parque Tecnológico Mato Grosso. Muito além de um conglomerado de empresas e instituições, o conceito do empreendimento é avançar na interlocução entre os diferentes atores e suas demandas, em nível global. Entre as propostas do parque, a atração de empresas ligadas à tecnologia, a formação profissional e a prospecção de agentes catalisadores de inovação.
Apesar de lançado em 2018, a ordem de serviço para a construção do empreendimento foi assinada apenas em 2022, pelo governador Mauro Mendes. A obra, estimada em R $8,7 milhões, está localizada no Chapéu do Sol, em Várzea Grande, em uma área total de 16 hectares.
Segundo Maurício Munhoz, uma agenda com a presença do diretor de Empreendedorismo Inovador do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marcos Rogério Pinto, será definida para os próximos dias em Cuiabá, quando serão discutidas novas perspectivas para a atuação do Parque Tecnológico.
“Existe um simbolismo e a expectativa de muitos pela conclusão do parque, mas precisamos sair da ‘caixinha’. A ausência de um espaço físico não pode inviabilizar ou limitar a capacidade humana de se relacionar, e de se adaptar. O Parque Tecnológico precisa ter o conceito dos grandes centros de negócios, de uma bolsa de valores, enfim, o conceito precisa ultrapassar os limites da estrutura física”, frisou Munhoz.
Outros temas, como a implantação de espaços maker nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), o relançamento do Projeto Centelha desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) e as possibilidades de aquisições governamentais facilitadas a partir do Marco Legal da Ciência e Tecnologia (C&T) também serão discutidos durante a agenda com o diretor do MCTI.
SOBRE O EVENTO - O South Summit é reconhecido como uma plataforma global para inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema internacional, startups, corporações e investidores para gerar resultados e negócios. Com sede em Madrid, na Espanha, o South Summit Brasil é a primeira edição sul-americana realizada fora da Europa.
Com mais de 1 mil startups, o Rio Grande do Sul é um dos líderes da transição para a economia digital na América do Sul. Também saiu de Porto Alegre o primeiro unicórnio brasileiro, vendido para o Banco Santander em 2014. Unicórnio é uma startup que possui avaliação de preço de mercado no valor de mais de 1 bilhão de dólares americanos. Entre alguns exemplos de empresas unicórnio brasileiras estão a Loggi, Nubank, 99, TFG e PagSeguro.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Comentários