Vice-prefeito destaca obra de qualidade e capacidade do Dutrinha para receber grandes eventos esportivos
Tombado como Patrimônio Histórico, o estádio será reinaugurado nesta segunda-feira (31). Participante ativo no processo de reestruturação do Estádio Eurico Gaspar Dutra (Dutrinha), o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas de Cuiabá, José Roberto Stopa, destaca que a população cuiabana receberá uma estrutura totalmente requalificada e preparada para receber grandes eventos esportivos. Tombado como Patrimônio Histórico, o estádio será reinaugurado nesta segunda-feira (31). “Recebemos a missão de entregar um Dutrinha diferente, moderno, e é isso que estamos fazendo, com uma sonorização nova, gramado novo, placar eletrônico. O prefeito Emanuel Pinheiro sempre demonstrou um grande amor pelo estádio e vamos entregá-lo com capacidade para sediar todos os jogos oficiais. Procuramos atender todas as recomendações técnicas, valorizando o nosso maior templo do futebol”, disse Stopa.
De acordo com o vice-prefeito, a obra foi composta por três etapas, promovendo uma completa requalificação do local. Conforme ele explica, estão ainda entre os trabalhos desenvolvidos a construção do sistema de drenagem do campo, antes da implantação do gramado, instalação de iluminação de LED. Além disso, a arquibancada, que estava totalmente danificada, também foi recuperada.
“O Dutrinha já passou por fases boas e ruins. No estádio jogaram grandes atletas e, inclusive, alguns deles serão homenageados. E passou por uma fase ruim, que é a dos últimos anos, onde foi interditado. Superado isso, estamos entregando um novo estádio e esperamos que ele retorne em grande estilo. Ele está apto para receber jogos de várias competições oficiais”, completa.
HISTÓRIA
Fundado em 1952, o Estádio Eurico Gaspar Dutra foi o palco central do futebol mato-grossense até a inauguração do Estádio Governador José Fragelli, o Verdão, em 1976. O Dutrinha, como é carinhosamente chamado pelos cuiabanos, é sem dúvida o local de grande identificação dos clubes de futebol da baixada cuiabana, a exemplo do Mixto, Dom Bosco e Operário, que viveram grandes momentos de suas histórias no estádio.
A estrutura pertence a Prefeitura de Cuiabá desde julho de 2011. Entre 2010 e 2014 foi o principal estádio de Mato Grosso devido a demolição do Verdão para dar lugar a atual Arena Pantanal. Em 2021, chegou ser cedido, temporariamente, à Confederação Sul-Americana de Futebol e foi utilizado como centro de treinamento das seleções que participaram da Copa América.
Desde sua construção, essa foi a maior obra de reestruturação já executada no local. Além dos históricos jogos e disputas, o Dutrinha também recebeu diversos shows nacionais, de cantores famosos e consagrados pela crítica, a exemplo do cantor Raul Seixas, Lulu Santos e Balão Mágico. Foi ainda consagrado como a casa do futebol americano, onde o Cuiabá Arsenal fez história, popularizando o esporte entre os cuiabanos.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Comentários
Postar um comentário