Secretaria de Saúde convida população a participar de conversa ‘Refletindo sobre a doença falciforme’

O projeto “Refletindo sobre a doença falciforme” convida a população a participar de uma série de diálogos online que serão realizados quinzenalmente, começando nesta quinta-feira (25), às 18 horas, através da plataforma Google Meet (clique no link para participar:
http://meet.google.com/gta-wsfq-uit). Neste primeiro encontro virtual, o tema será abordado com a presença da presidente da Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doenças Falciformes do Brasil, Maria Zenó Soares. Haverá emissão de certificado de participação.
O projeto é uma iniciativa da Associação de Pessoas com Doença Falciforme do Estado de Mato Grosso (ASFAMT) e do Comitê Técnico de Saúde da População Negra, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Grupo de Pesquisa em Enfermagem, Saúde e Cidadania.
De acordo com a responsável técnica de Saúde da População Negra da SMS, Nara Nascimento, que também é membro do Comitê Técnico que trata sobre a mesma pauta, o projeto “Refletindo sobre a Doença Falciforme” surgiu de reuniões do Comitê, no qual participam pessoas que convivem com a enfermidade. “O projeto tem como objetivo aperfeiçoar o conhecimento de profissionais, pacientes, familiares, cuidadores e público em geral sobre a doença falciforme, melhorar o atendimento aos pacientes, além de dar maior visibilidade à doença, que em Cuiabá é uma questão de saúde pública”, afirma.
Nara conta ainda que a ideia é fazer encontros virtuais a cada 15 dias, sempre com um convidado especialista no tema, e também com a divulgação de material educativo sobre a doença falciforme, que, segundo a profissional, acomete mais de 400 pessoas na Capital de Mato Grosso, mas que esse número pode ser ainda maior devido ao fato de muitas pessoas ainda não saberem que têm a doença.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Comentários