OUTUBRO ROSA: Mulheres de todas as idades incentivam o exame precoce como forma de se prevenir contra o câncer de mama e de colo do útero

A campanha "Outubro Rosa - seja sua própria heroína”, uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, através das Secretarias Municipais de Saúde e da Mulher e da Empresa Cuiabana de Saúde Pública e Núcleo de Apoio à Primeira-dama Márcia Pinheiro, e o Serviço Social do Comércio, está intensificando a oferta de mamografia e de Citopatológico de Papanicolaou (CCO) com cerca de 1 mil exames que serão realizados na carreta Saúde da Mulher, no estacionamento do SESC Arsenal, ao longo de todo o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama e o câncer de colo do útero.
Exames são feitos com agendamento prévio
Os atendimentos estão sendo realizados com agendamento prévio, feito pelas unidades básicas de saúde, no caso do CCO; e triados pela Central de Regulação, no caso da mamografia. Importante destacar que, nos últimos dias, começou a circular em grupos de WhatsApp uma mensagem dizendo que para fazer os exames na carreta não seria necessário encaminhamento médico, bastando apenas entrar em contato com um telefone informado e passar dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, CPF, número do cartão SUS e telefone de contato. Trata-se de uma mensagem falsa, pois o atendimento no local é feito mediante encaminhamento das unidades básicas de saúde ou via Central de Regulação, como qualquer procedimento de saúde.
Além do serviço em parceria com o SESC, em todas as unidades básicas de saúde de Cuiabá também estão ocorrendo ações em prol da conscientização e da prevenção dessas doenças. A previsão é que cerca de 5 mil exames de Papanicolau sejam feitos nas UBSs. Somente de janeiro a julho deste ano, mais de 8,2 mil mamografias e citopatológicos foram realizadas pelo Município.
Mulheres falam da importância de se prevenir
Quem buscou o atendimento na carreta Saúde da Mulher logo no primeiro dia, no SESC Arsenal, foi a aposentada Erotildes Maria Silva,72, que desde quando se casou, aos 17 anos, procura fazer os exames preventivos anualmente, com exceção de 2020, devido à pandemia de covid-19. “Vim fazer o CCO e a mamografia. Faz tempo que comecei a fazer. Quando eu casei, todo ano eu fazia porque fui tendo os filhos, tive cinco, três estão vivas. É a coisa mais importante que tem fazer a prevenção pra manter a saúde do corpo”, afirma.
A idosa relata ainda que todo ano procura fazer um check-up e que tanto ela, quanto o esposo já se vacinaram contra a covid-19 e que, graças a todos esses cuidados, tem a saúde em dia e vive com qualidade. O exemplo é passado para as filhas e netas, que segundo ela, estão seguindo seus passos. “A cada ano que passa a gente vai envelhecendo, mas, por mais que a gente se cuide certinho, ter um filho ou uma filha perto é sempre bom”, afirma.
Ainda iniciando o processo de ter o hábito de prevenção, a social media Lydia Lemik, 24, também esteve na carreta Saúde da Mulher na segunda-feira (4) para fazer o exame de Papanicolau. Ela conta que havia feito o exame uma única vez, há cinco anos, e que decidiu voltar a realizá-lo pois ficou alerta após ouvir relatos de mulheres que lutaram contra o câncer de mama. “Vim porque trabalho em um salão de beleza e convivo com muitas mulheres e a gente conversa muito com vários clientes. Duas delas tiveram câncer de mama e, graças a Deus, conseguiram se tratar. Uma delas estava falando da importância dos exames. Com certeza, é muito importante”, conta.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Comentários