IMERSÕES NECESSÁRIAS: Clark Mangabeira lança “Bendita sois vós”, contos com humor, poesia e ousadia

A obra passeia entre críticas sociais, sonhos e realidades, numa linguagem que inclui poesia e imersões fascinantes e necessárias.
O escritor Clark Mangabeira, professor de Antropologia da UFMT, lançou seu novo livro “Bendita sois vós” (Editora Viés, 2021), obra que conjuga com maestria críticas sociais, devaneios, sonhos, realidades ficcionais cruas e cruéis. Dentre muitas outras temáticas, Clark Mangabeira apresenta uma literatura ousada, poética e experiente. A partir da complexidade de vivências de personagens múltiplas e singulares, o autor propõe uma experiência literária que pretende arrebatar leitoras e leitores com contos impactantes, persuasivos e intensos, construindo imersões literárias fascinantes e absolutamente necessárias atualmente.
O livro “Bendita sois vós”, que está disponível para venda na Amazon, conta com prefácio da escritora e professora Divanize Carbonieri e orelha do escritor Eduardo Mahon. “Nesse seu livro de estreia, Mangabeira mostra a que veio e revela, além do domínio do ofício, a ousadia que caracteriza o modo de agir de quem sente verdadeiro prazer naquilo que realiza. Nisso, ele se assemelha a um sambista experimentado, que, após anos de treinamento, faz com que os movimentos e passos aprendidos pareçam tão naturais quanto o simples caminhar. Sendo assim, senhoras e senhores, abram alas para Bendita sois vós passar e encantar!”, define Divanize Caronieri.
E Eduardo Mahon convida: “A escrita lacunar do novo contista deixa em suspenso o desfecho que só se dará no íntimo de quem o lê. Dizem por aí que textos assim são os melhores...”
Clark Mangabeira (@clarkmangabeira) é bacharel em Direito (UFRJ), Ciências Sociais (Uerj) e Letras (Uerj), mestre em Ciências Sociais (PPCIS/Uerj) e doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ) e, em 2022, pós-doutorando em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes (UFRJ).
É professor do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e enredista de Escolas de Samba do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Publicou, além de diversos artigos acadêmicos em revistas especializadas, os livros “Bem-aventurados os que viram – cinema, emoções e espectadores” (5W, 2016) e “Da vida em jogo: poéticas antropológicas do poker” (Papéis Selvagens, 2020).
Na seara da ficção, possui diversos contos publicados nas revistas literárias PIXÉ, Matapacos, LiteraLivre, Desenredos, Revista Brasileira de Contos Flaubert, dentre outras. Foi convidado para participar da antologia “@NORMAL - o mundo pós-pandemia segundo a literatura” (Literatura Cotidiana, 2020), com o conto “João e Maria”, e da antologia “TABU” (Carreira Literária - Editora Oito e Meio, 2017), com o conto “Kind of Blue”.
Teve o poema “A via” selecionado e publicado na “Antologia Poesia Agora” (Ed. Trevo, 2018) e o poema “Reconvexo Tributo” classificado no prêmio “Poetize 2021 – Seleção Poesia Brasileira” e publicado na antologia “Seleção Poesia Brasileira Poetize 2021” (Ed. Vivara, 2021).
Sandra Carvalho/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Comentários