SAÚDE: Lóbulos das orelhas rasgados? Saiba como corrigir e prevenir

Imagine a cena: você está em um jantar e sua máscara de proteção individual enrosca entre seu brinco e cabelos no momento em que tenta retirá-la para apreciar sua refeição. Depois de algumas tentativas, você consegue soltar a máscara, mas logo percebe que algo ocorreu: seu brinco não está mais no lóbulo da sua orelha. A pele abaixo do buraco em que ele se encontrava rasgou completamente. Calma: apesar do susto, é possível reparar o dano. Conforme explica a médica dermatologista Karin Krause Boneti, antes de tudo, é preciso ter em mente que os lóbulos das orelhas são feitos de pele e tecido adiposo. “Eles são bastante fortes e flexíveis, mas não tão resistentes quanto o resto da estrutura da orelha baseada em cartilagem. Sendo assim, além de traumas por acidente ou perda de volume natural em razão do envelhecimento, o uso de brincos pesados pode levar ao alargamento e até ruptura do lóbulo da orelha”.
Karin ressalta que a boa notícia é que um profissional capacitado pode reparar essas lacerações. “O tratamento depende da gravidade e tamanho do orifício. Orifícios pequenos podem ser tratados de formas mais simples e sem cirurgia – como, por exemplo, com a aplicação de um ácido que promova um processo inflamatório controlado diminuindo e até fechando o orifício”, comenta.
A médica dermatologista complementa que a reconstrução do lóbulo da orelha é recomendada quando o alargamento for muito expressivo ou houver ruptura. “Essa cirurgia é feita no próprio consultório sob anestesia local e a recuperação é rápida. Enquanto que para repor o volume perdido após a cirurgia, algumas pacientes necessitam de preenchimento com ácido hialurônico, o que ajuda a sustentar melhor o brinco”, pondera.
De acordo com Karin, independentemente do tipo exato de reparo do lóbulo da orelha, os cuidados pós-tratamento também são essenciais. “Aconselha-se limpar a ferida diariamente com água e sabão neutro, cobrir com uma bandagem e aplicar vaselina durante uma semana ou até que tudo esteja no lugar. A vaselina ajuda as feridas a permanecerem úmidas para que a pele ferida possa cicatrizar – evitando a formação de uma crosta e reduzindo o período de recuperação”.
Para evitar que seus lóbulos se rasguem novamente ou impedir que eles se estiquem muito ao longo do tempo, a médica dermatologista aconselha. “É uma boa ideia alternar entre brincos leves (aqueles que parece que você não está usando nada) e brincos ornamentados (aqueles que podem parecer mais como se suas orelhas estivessem em um ‘treino’ com peso). Se pensa em colocar alargadores, avalie antes se estará feliz com eles em longo prazo ou se você se preocupará em consertar o local um dia”.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

 

Comentários