MISSIVAS EM EXIBIÇÃO EM CUIABÁ

A volta da programação presencial do Cine Teatro Cuiabá, iniciada na semana passada, traz na próxima terça-feira (13), a partir das 19h30, com ingressos disponíveis por apenas R$ 5, o lançamento do filme mato-grossense MISSIVAS, cuja direção traz a dupla de documentaristas Caroline Araújo e Maurício Pinto. O filme trabalha de certa forma a reflexão sobre a construção da militância sociopolítica na América do Sul em distintos momentos históricos ocorridos, através da analise das jornadas de Jane Vanini e do autor Maurício Pinto.
De maneira intimista a motivação do autor leva o espectador em um road movie documental pelas estradas mato-grossenses, brasileiras e chilenas para investigar a trajetória da militante Jane Vanini, destacando a relação construída entre ela e sua família por meio de cartas enviadas quando Jane estava no exílio (1972-74), registrando no processo parte da memória mato-grossense sobre esse período da história do Brasil. Passamos a desvendar a história de Jane Vanini a partir das reflexões do autor sobre o processo de construção de militância tanto dela, Jane, quanto suas próprias. Começando pelo encontro dos dois, durante as “Jornadas de 2013”, olharemos para esses dois momentos da história brasileira: o regime ditatorial em que Jane se constituiu e o regime democrático pós 85 no qual o autor esta inserido. A possibilidade de discutir essas duas realidades de um ponto de vista pessoal é que vai construindo aproximações e distanciamentos em ambos os personagens.
O projeto teve origem no levantamento da história de Jane Vanini, por parte de Maurício em seu projeto de conclusão de Curso, na graduação de Radialismo da UFMT. Em 2016, já com a parceria com Caroline Araújo, foram contemplados pelo edital PRODV 10/2015 – TV`s Públicas Centro-oeste, o qual trouxe os recursos para tirar a ideia do papel. Fizeram duas investidas no Chile, uma na fase de pré-produção em 2017, onde levantaram fatos sobre a vida e morte de Jane naquele país. De volta ao Brasil, participou do MT Lab realizado pelo SEBRAE MT em parceria com a SECEL, onde teve consultoria de Daniela Capelato e Paola Prestes. Em 2018, a equipe retorna ao Chile para produção, onde a cada aprofundamento nos caminhos percorridos por Jane, novos depoimentos de conhecidos, pessoas que conviveram ou conheceram sua história, voltaram a emergir. A produção conta com equipe 99% mato-grossense. Apenas a produção local no Chile teve a participação de Sebastián Soto e da Chile Film Commission como apoio. A fotografia do filme é assinada por Íris Lacerda e a trilha sonora foi totalmente composta para esse filme pelo maestro Fabrício Carvalho e Ones Miguel. O filme conseguiu a única entrevista feita com família de Jane em mais de 40 anos após a sua morte. A produção é assinada pela Moviemento Production.
Em junho, o filme recebeu o Prêmio MT Artes, como destaque audiovisual. MISSIVAS se justifica pelo potencial enquanto ferramenta de análise crítica de períodos conturbados da história brasileira. Uma reflexão sobre jornadas individuais que aspiravam ideologicamente o bem coletivo. E à medida que entendemos essas escolhas individuais e o contexto em que elas foram tomadas, compreendemos um pouco mais do cenário brasileiro nesses recortes. Em tempos urgentes como esses que vivemos, filmes urgentes como Missivas são necessários.
Sobre Caroline Araújo
Caroline Araújo é documentarista com uma carreira de mais de 20 anos no audiovisual de Mato Grosso. Pesquisadora, doutoranda do ECCO/UFMT, trabalhou em diversos curtas e longas metragens nacionais e mato-grossenses como no longa “O Homem Mau Dorme Bem” do diretor brasiliense Geraldo Moraes, nos curtas “Baseado em Fatos Reais “Depois da Queda”, “S2”, “Três Tipos de Medo”, “Horizontem”, “PARAIZOO” e “3,60” e “PANDORGA” dos mato-grossenses Bruno Bini, Amauri Tangará, Severino Neto e Maurício Rodrigues. Produziu, Roteirizou e dirigiu 130 curtas-metragens, gênero documentário para a TV Assembleia (Mato Grosso) - contrato Monkey Filmes – de Julho de 2013 a Janeiro de 2019. É também professora de Ensino Superior no UNIVAG. Em 2015 teve o roteiro de telefilme documental “VILA HAITI” selecionado no edital de Arranjos Regionais da Prefeitura Municipal de Cuiabá. “MISSIVAS” é seu segundo telefilme documental, onde assina roteiro e desta vez a direção.
Sobre Mauricio Pinto
Mauricio Pinto é um documentarista estreante que teve sorte. Formado em Radialismo pela UFMT, rodou seu primeiro curta-metragem, "Pandorga”, em parceria com a Produtora Monkey Filmes, em 2016. Trabalha com audiovisual desde 2006, passando pelas funções de assistente de arte, assistente de produção, assistente de direção, assistente de fotografia, assistente de elétrica e maquinaria, intérprete, fotógrafo still, making-of, e continuísta. Começou a escrever e dirigir na faculdade. MISSIVAS é parte do seu projeto de conclusão de curso apresentado em 2015, e desde de então, tem também se dedicado à pesquisa e desenvolvimento de projetos audiovisuais. Atualmente encontra-se em pesquisa de mestrado no programa de Pós-graduação em Comunicação, na UFMT.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Comentários