Importante! Período requer atenção com decorações juninas e brincadeiras com pipa

Ocorrências com pipa na rede elétrica estão crescendo durante isolamento social; Decorações juninas exigem atenção.
Junho é o mês das tradicionais festas juninas por todo o país. Mas em função da pandemia da Covid-19, com necessidade de isolamento social e distanciamento entre as pessoas, o recomendável é evitar festas e aglomerações. Ainda assim, muitos podem querer homenagear Santo Antônio, São João e São Pedro com decorações dos ambientes.
Então para aqueles que pensam em manter o clima de ‘arraiá’ decorando a casa ou o local de trabalho, devem ficar atentos às instalações elétricas para evitar riscos e garantir a segurança de toda a família. Em casa, não faça gambiarras, evite o uso de benjamins e não ligue diversos aparelhos em uma mesma tomada, cuidado também com as “extensões” que podem sobreaquecer e provocar incêndios. A utilização de materiais isolantes é recomendada, pois minimiza os riscos de curto-circuito.
Se for decorar a rua, coloque bandeirinhas longe dos postes e não amarrar fios, cabos ou enfeites em postes ou fiações elétricas. E mesmo mantendo distância dos cabos de energia, deve-se dar preferência aos adereços de materiais isolantes em vez de metal, para evitar que conduzam energia, em eventual contato com a rede. Também não é recomendado que se brinque com fogos de artifício, principalmente as crianças, já que podem provocar queimaduras graves. Ao atingirem a rede elétrica, os fogos também podem causar curto-circuito, interrompendo o fornecimento de energia para a região.
No caso da fogueira, as pessoas devem observar a distância da rede elétrica, e não as colocar embaixo da rede elétrica, uma vez que o fogo ou o calor em excesso podem danificar cabos e estruturas, causando curtos-circuitos e interrupção de energia e ainda sérios riscos à vida. Quanto aos balões, a recomendação da Energisa é que sejam evitados, afinal, além de ser crime o seu uso, eles podem causar grandes acidentes, principalmente se caírem dentro de subestações ou sobre redes elétricas.
Segurança também ao soltar pipa
Junho e julho também são meses de férias escolares. “E soltar pipa é uma brincadeira muito comum nessa época do ano. Além disso, a prática cresceu durante a pandemia. Mas é preciso muita atenção, porque além de causar danos à rede elétrica, comprometendo o fornecimento de energia elétrica, pode causar graves acidentes, inclusive a morte”, explica o gerente de Operações da Energisa Mato Grosso, Thiago Martins de Moraes.
Se comparamos 2020 com o ano anterior, o número de ocorrências de pipa na rede elétrica em Mato Grosso cresceu cerca de 233%. Ou seja, em 2019, foram registradas 39 ocorrências ocasionadas por pipas na rede, enquanto em 2020 essa quantidade subiu para 130, comprometendo o fornecimento de energia para mais de 59,2 mil clientes.
Neste ano, de janeiro a maio, foram registradas 35 ocorrências e cerca de 32,6 mil clientes tiveram o fornecimento de energia interrompido. Os números tendem a aumentar, já que, entre os meses de maio e agosto é quando a Energisa registra maior número de ocorrências com pipa por ser época característica de ventos, propícios para a brincadeira, coincidindo com o período de férias.
Por isso, preocupada com a segurança da população, a Energisa preparou algumas orientações importantes:
Jamais solte pipa próximo à rede elétrica e nunca tente remover a pipa da rede elétrica. Você pode levar um choque elétrico. Ainda, caso uma pipa caia dentro de uma subestação de energia, nunca tente acessar, apenas os profissionais autorizados pela Energisa, munidos de todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica ou acesso à estas instalações;
Não utilize materiais cortantes, como a linha chilena e o cerol, e não solte pipa próximo a ruas e avenidas. A linha pode ser perigosa para os condutores, causando, principalmente, acidentes com motos e bicicletas;
Não empine pipa em dias de chuvas e relâmpagos;
Crianças devem soltar pipas sempre com a supervisão de um adulto por perto;
Alerte outras pessoas sobre o risco de soltar pipas sem os devidos cuidados. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes;
Ao verificar pipas presas à rede elétrica, entre em contato com a Energisa por meio dos canais de atendimento.
Em caso de acidente ou fios caídos ao chão, a recomendação é que as pessoas não se aproximem e isolem o local, ligando imediatamente para a Energisa no 0800 646 4196.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Comentários