ASSUNTOS INTERNACIONAIS: Gestora governamental atua na articulação do Governo de MT com outros países

Rita Chiletto explica que cada aproximação com outros países envolve diferentes tipos de propostas, de programas e projetos de governo.
Embaixadores do Reino Unido, EUA, Alemanha, Noruega e União Europeia no Brasil visitaram Mato Grosso esta semana. A agenda envolveu diretamente o Núcleo de Assuntos Internacionais da Casa Civil, coordenado pela gestora governamental Rita Chiletto, que organizou a visita, definindo a programação e conduzindo a sua execução. Durante a estada, os embaixadores foram recebidos pelo governador Mauro Mendes, se reuniram com gestores de diversas secretarias e conheceram iniciativas sustentáveis no norte do Estado.
Rita Chiletto explica que tem como atribuições promover a articulação de todo o Governo de Mato Grosso com entidades, governos e empresas internacionais objetivando a relacionamentos que possam resultar em parcerias, intercâmbio de conhecimento ou obtenção de recursos diversos.
“Somos responsáveis pela relação desses parceiros internacionais com os órgãos do Executivo e é importante participar de todas as agendas para que seja reunido o conhecimento que subsidie as ações de Estado, permitindo a inclusão em seu escopo de mais de uma secretaria e promovendo a integração entre as ações, ampliando o alcance das políticas”, especifica a gestora governamental.
E foi dentro destas atribuições que o núcleo organizou a visita dos embaixadores no Brasil do Reino Unido, Peter Wilson; dos EUA, Todd Chapman; da Alemanha, Heiko Thoms, da União Europeia, Ignácio Ybanez Rubio; e da representante da Embaixada da Noruega, Sra Lívia Kramer.
Rita Chiletto conta que a vinda dos embaixadores do Reino Unido e União Europeia promoveu interação com as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Meio Ambiente e Agricultura Familiar (Seaf). Em relação aos EUA promoveu a interação com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), Infraestrutura (Sinfra), Meio Ambiente (Sema), Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e Segurança (Sesp). Inclusive foi assinado um Memorando de Entendimento cujo alcance abrange ações de todas essas secretarias.
“A atribuição do Núcleo de Assuntos Internacionais se inicia com a organização da Agenda de visitas desses embaixadores e da estruturação de uma programação voltada aos interesses deles e coincidente com os objetivos do Estado, identificando em que áreas das políticas esses embaixadores podem se tornar parceiros em virtude do desempenho e da dinâmica socioeconômico dos países que representam”, pontua Rita Chiletto.
O Núcleo propõe as agendas, estrutura a visita, dá suporte no receptivo/deslocamento das autoridades em parceria com as Secretaria de Estado e Casa Militar, oferecendo um receptivo diferenciado que faculta aproximação, segundo a coordenadora, muito positiva para que as agendas de trabalho sejam conjuntas.
“Além disso, sempre promovemos a integração desses visitantes internacionais com os parceiros do Governo, dilatando a oportunidade de interação. Dessa forma, organizamos um jantar da Famato e Fiemt com os embaixadores, ocasião em que os dados de Mato Grosso foram apresentados, viabilizando que seja conhecida nossa produção e as projeções”.
Visitas no interior de MT
Outra agenda viabilizada pelo Núcleo de Assuntos Internacionais foi uma reunião com as ONGs para que os embaixadores conhecessem um pouco da atuação dessas entidades. Para tanto, o Núcleo deu subsídios em visitas fora de Cuiabá, em atividades executadas em parceria com a SEAF e com o Programa REM.
O embaixador Peter Wilson esteve no dia 05/06 na Coopavam, em Juruena, conhecendo o trabalho da Cooperativa que é formada por extratores de castanha e, em seguida, na fazenda São Marcelo, do Grupo Jacarezinho/Marfrig, conhecendo a iniciativa de pecuária sustentável integração lavoura/pecuária - LP e também o Plano Marfrig Verde Mais, por meio do qual buscam tornar toda rede de seus fornecedores sustentável, o que resulta na oferta de carne livre de desmatamento no mercado internacional.
Articulação de projetos
Cada aproximação com outros países envolve diferentes tipos de propostas, de programas e projetos de governo e o Núcleo de Assuntos Internacionais estrutura também esses projetos, a exemplo do mais recente que é denominado ‘Criação e consolidação da Reputação Internacional do estado de Mato Grosso.
“Esse projeto está em desenvolvimento, objetiva levar ao mundo um discurso firme e consolidar a imagem do Estado calcada nas ações que promovam apoio e incentivo ao desenvolvimento Sustentável e vai resultar na contratação de uma agência Internacional para definir estratégias”.
Sandra Carvalho/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Comentários