Rodrigo Pacheco é eleito para presidir o Senado

Parlamentar foi eleito por 57 votos; Simone Tebet recebeu 21 votos. Três senadores não votaram. O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito há pouco presidente do Senado por 57 votos. O parlamentar vai ocupar a Presidência por dois anos. A segunda colocada, senadora Simone Tebet (MDB-MS), recebeu 21 votos.
Ao longo do dia, outros três candidatos, os senadores Lasier Martins (Podemos-RS), Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e Major Olímpio (PSL-SP) retiraram suas candidaturas e declararam apoio à candidatura de Simone Tebet.
Ao todo, foram 78 votos depositados em urna. Três senadores deixaram de votar. O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) está licenciado do mandato e os senadores Jacques Wagner (PT-BA) e Jarbas Vasconcellos (MDB-PE) disseram se ausentar por motivos médicos.
Rodrigo Pacheco marcou para esta terça (2), às 14 horas, reunião preparatória para eleição dos demais integrantes da Mesa. São dois vice-presidentes e quatro secretários e suplentes.
Biografia
Rodrigo Pacheco tem 44 anos e está no primeiro mandato como senador. É advogado e já foi deputado federal. Na Câmara, foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, entre 2017 e 2018.
Nascido em Porto Velho (RO), mudou-se ainda criança para a cidade de Passos (MG), onde cresceu. Depois começou a carreira de advogado em Belo Horizonte. Formado pela PUC de Minas Gerais, é especialista em direito penal econômico e atuou na área criminalista até 2016.
Da Redação/Caminho político
Com informações da Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira
@CaminhoPolitico

Comentários