Idosos assistidos no município continuam recebendo atendimento diferenciado em decorrência da pandemia

Atualmente, cerca de 1.690 idosos estão cadastrados nas unidades.
Os atendimentos ofertados nos Centros de Convivência de Idosos (CCI’s) coordenados pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa Com Deficiência continuam sendo realizados de forma remota. A orientação repassada foi que cada coordenador e equipe técnica elaborassem medidas alternativas de atendimentos para monitoramento diário dos idosos. Mesmo com as atividades coletivas terem sido suspensas e as unidades estarem fechadas como forma de prevenção ao coronavírus, os idosos assistidos pela rede municipal estão recebendo atenção diferenciada.
Atualmente, cerca de 1.690 idosos estão cadastrados nas unidades. Cuiabá conta com quatro Centros de Convivência de Idosos, o Maria Ignês, na região do CPA, com 530 assistidos. Na região do Coxipó é o CCI João Guerreiro, com 465 idosos. Na região do Novo Horizonte, o CCI Aidee Pereira, com 120 e no Centyro, o CCI Padre Firmo, com 577 assistidos.
Um dos projetos que foram adotados para dar continuidade aos serviços, foi a criação de grupos de wattsapp. A ideia surgiu da necessidade de manter o contato com esse público, que se enquadra no grupo de risco, sendo esse um importante canal de envio de orientações, esclarecimentos de dúvidas e saber sobre o estado de saúde de cada assistido.
“Como a principal recomendação é evitar a aglomeração de pessoas, a utilização do serviço digital de mensagens instantâneas foi a melhor saída. Diariamente temos notícias dos idosos. Até o momento, nenhum caso registrado que precisou de encaminhamento para a rede básica de saúde. Os idosos estão obedecendo as regras de prevenção e contágio do Coronavírus e estão ficando em casa”, esclareceu a coordenadora de Atenção Básica, Eva Nelson.
Cada CCI estabeleceu um cronograma de trabalho, por meio de plantões entre as equipes para oferecer essa assistência à população da terceira idade. “Além dessas atividades via on line, quando necessário, e para atender àqueles idosos que não são adeptos as novas tecnologias, as equipes vão às residências dos assistidos para dar orientações e saber como estão os idosos nesse momento de pandemia”, disse a
Além das quatro unidades dos Centros de Convivência de Idosos, os idosos assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) também estão recebendo a mesma forma de atendimento, ou via wattsapp ou por meio de contato telefônico.
As atividades coletivas e em grupos estão suspensas em cumprimento ao decreto municipal 7.849/2020 sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, no dia 20 de março.
Assessoria/Caminho Político
@CaminhoPolitico

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