Agente comunitária apresenta à secretária de Saúde ideia inovadora para a Atenção Básica

Ozenira Félix disse que pretende desenvolver o trabalho da agente e aplicá-lo em toda a rede.
As boas práticas e ideias inovadoras para a saúde pública de Cuiabá serão valorizadas e premiadas em 2021. É o que afirma a secretária municipal de Saúde, Ozenira Felix, que assumiu a pasta em outubro deste ano e que tem trabalhado para aprimorar os procedimentos da área, dando voz àqueles que apresentam propostas que ajudem a melhorar a saúde pública municipal.
Um exemplo de ideia inovadora é o projeto desenvolvido pela agente comunitária de saúde dos bairros Bandeirantes e Jardim Petrópolis, Rita Carolina Francisco Cardoso de Souza, de “Mapas Populacionais em Saúde”. Parte do seu trabalho é promover ações educativas por meio de visitas às residências das famílias ou em ações coletivas – de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). O diferencial do trabalho de Rita é que ela colhe os dados de saúde dos moradores de sua área de abrangência e os coloca em formato de mapa, que facilita a compreensão das informações extraídas.
“Ao invés de ficar anotando dados que acabam se perdendo com o tempo, decidi fazer a compilação deles de maneira virtual. A cada atualização, realizada de três em três meses, imprimo o mapa, onde é possível ver com clareza as necessidades na área da saúde de cada pessoa que conseguimos acompanhar. Quando visitamos uma casa e não conseguimos falar com os moradores, isso também é anotado no mapa por meio de ícones de fácil entendimento. Isso facilita a visualização e permite que eu trace meus objetivos para as próximas visitas”, explica Rita.
A agente comunitária de saúde acredita que o desenvolvimento deste projeto em toda a Atenção Básica vai suprir a necessidade da Secretaria de Saúde de ter uma informação detalhada e objetiva dos habitantes de cada regional, uma vez que os mapas serão atualizados regularmente o que possibilitará a correta atenção e resolução de necessidades da população.
A secretária Ozenira ficou bastante animada com o projeto de Rita e disse que pretende trabalhar para que ele seja expandido. “A intenção é pegarmos essa ideia da Rita e transformarmos em um aplicativo simples, onde os ACS irão preencher com os dados das pessoas visitadas nos tablets que já utilizam e formarão seus mapas. Vamos imprimir esses mapas na Secretaria e cada profissional terá uma visão real do que seus assistidos precisam. Com este trabalho consolidado nas unidades básicas teremos uma estatística real, e com isso poderemos receber mais recursos do Ministério da Saúde, de acordo com a nossa produção”, comentou.
Assessoria/Caminho Político
@CaminhoPolitico

Comentários