"Bilionário chinês esnoba EUA no maior IPO da história"

Empresa Ant, do bilionário Jack Ma, opta por Hong Kong e Xangai em vez de Nova York para fazer oferta pública inicial e espera obter mais de 34 bilhões de dólares. A empresa chinesa de tecnologia financeira Ant, proprietária da gigante de pagamentos online Alipay, anunciou nesta segunda-feira (26/10) que espera obter mais de 34 bilhões de dólares com seu ingresso nas bolsas de valores.
Isso seria a maior oferta pública inicial (em inglês IPO) da história, superando a da petrolífera saudita Saudi Aramco, que detém o recorde de 25,6 bilhões de dólares com seu IPO, em dezembro de 2019, na bolsa de valores de Riad.
O valor total do Ant Group chegaria a 312 bilhões de dólares, pois só 11% das ações serão comercializadas.
A empresa decidiu deixar de lado os mercados financeiros dos Estados Unidos e anunciou que suas ações serão comercializadas de forma equitativa nas bolsas de valores de Xangai e Hong Kong.
Com isso, o dono da empresa, o bilionário chinês Jack Ma, responde a um chamado do governo chinês, que quer que as maiores empresas chinesas negociem suas ações nas bolsas de valores chinesas.
A esnobada nos americanos ocorre em meio às tensões entre Estados Unidos e China. “É a primeira vez que uma abertura de capital tão importante, a mais importante da história da humanidade, será feita fora de Nova York", declarou Ma em Xangai.
O Ant Group, ligado à líder do comércio eletrônico na China, a Alibaba, é um ator essencial no pagamento eletrônico em seu país com o serviço Alipay. O grupo comunicou ter um volume anual de transações superior a 14,4 bilhões de dólares e mais de 700 milhões de usuários ativos por mês.
O grupo de Jack Ma anunciou que venderá, a partir da próxima terça-feira, 1,67 milhões de ações a 80 dólares por unidade na bolsa de Hong Kong e a mesma quantidade por 68,8 iuanes a unidade em Xangai.
Ma é a pessoa mais rica da China, com uma fortuna estimada em 61 bilhões de dólares, e a 17ª do mundo.
AS/afp/rtr/cp
Caminho Politico #caminhopolitico

Comentários