
O Espaço de Acolhimento à Mulher é fruto de uma ideia apresentada pela farmacêutica e ativista dos direitos da mulher, Maria da Penha, ao prefeito Emanuel Pinheiro e à primeira-dama Márcia Pinheiro, em agosto no ano passado, quando esteve na capital mato-grosense. Maria da Penha, que é conselheira do Conselho Nacional de Direitos da Mulher (CNDM) foi quem inspirou a criação da lei de mesmo nome, em 2006. A Lei Maria da Penha prevê mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher.
A matéria divulgada no site do Governo Federal ressalta ainda que, conforme a secretária municipal da mulher, Luciana Zamproni, a mulher em situação de violência doméstica poderá procurar diretamente o espaço para conseguir apoio jurídico, psicológico e de assistência social, mesmo antes de registrar boletim de ocorrência.
Casa da Mulher Brasileira em Cuiabá
De acordo com o que foi dito tanto pela secretária nacional de políticas para as mulheres, Cristiane Britto, quanto pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto no evento de inauguração do Espaço de Acolhimento, em breve, as mulheres em situação de violência também poderão recorrer à unidade da Casa da Mulher Brasileira em Cuiabá. O espaço reunirá, em um só lugar, serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres. O Governo Federal já empenhou R$ 1,5 milhão para a construção da unidade na capital mato-grossense.
Assessoria/Caminho Político
Comentários
Postar um comentário