Das reuniões e audiências públicas registradas pelo Apoio Legislativo, os vereadores discutiram temas como Saúde, tarifa de energia, transporte coletivo, rio Cuiabá, Prestação de contas do primeiro e segundo quadrimestre de 2019 de diferentes áreas, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, entre outros assuntos.
Além disso, ainda foram realizadas durante o ano de 2019 um total 47 sessões solenes, sendo a maioria delas em homenagem a diversas entidades do município de Cuiabá, e uma sessão especial para homenagear os 300 anos da Capital, comemorado no mês de abril.
Paralelo a isso, a Mesa Diretora ainda apostou em sessões itinerantes, levando a estrutura do Parlamento Municipal para os bairros e comunidades da Capital. Durante todo o ano de 2019, foram realizadas sete itinerantes.
Destas, destacam-se as que ocorreram na Comunidade Rural 21 de Abril, onde se discutiu os principais desafios enfrentados pelos moradores da região, e ainda a que abordou a retomada das obras do Veículo Leve sobre Trilhos, a qual foi realizada em parceria com a Câmara Municipal de Várzea Grande.
No total, os parlamentares apresentaram 672 projetos de leis, 39 projetos de Resolução, 629 Decretos Legislativos e mais de 26 mil indicações. Além disso, foram encaminhados 630 requerimentos à Prefeitura de Cuiabá solicitando informações de diversas naturezas.
O Executivo Municipal enviou ao Legislativo Cuiabano 113 mensagens, dentre proposituras, vetos e alterações de legislações vigentes.
Dentre os 785 projetos que tramitaram no Parlamento Municipal, 182 foram aprovados em plenário e encaminhadas para a sanção do prefeito, sendo 164 projetos propostos pelos vereadores, e 18 mensagens do Executivo.
As proposituras que não foram apreciadas em 2019 seguem em tramitação na Câmara Municipal, seguindo o rito regimental que prevê a análise das matérias nas Comissões Permanentes.
Kamila Arruda/Caminho Político
Comentários
Postar um comentário